Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10405/32056
Autor(es): Benso, Giulio
Título: Conversão de São Paulo
Data de publicação: [16-?]
Descrição: Este estudo da Conversão de S. Paulo compreende dois elementos, complementares, a composição das figuras e a moldura que as rodeia. A moldura apenas está desenhada do lado esquerdo, pelo que o outro lado seria simétrico. Na cena da Conversão, podemos observar um soldado na esquerda, de costas para o observador; um cavalo na direita, também de costas, ambos a ladearem a cena que se desenrola ao centro, encimada por anjos e putti.
Proveniência: A atribuição a Benso desta magnífica folha de grandes dimensões, um dos melhores desenhos do artista que chegaram até nós, deve-se a Catherine Monbeig Goguel(nota de Abril de 1995). (...) O episódio central deriva livremente da composição da pintura de altar com a conversão de S. Paulo, da autoria de Taddeo Zuccaro (1529-66), que se encontra em S. Marcello al Corso, Roma e que deve ter sido iniciada por volta de 1558-9. No entanto, a dramática estrutura compositiva do desenho e o seu tratamento fogos são absolutamnte característicos da obra de Benso. (...) O desenho do Porto é invulgar, no sentido em que nos mostra o projecto de um amoldura e simultanemaente a composição de
Assunto: Desenho\Mestres\Antigos
Identificador: 99.Des.1193
Localização Física: Gbinete Desenho - gaveta 17
Tipo de Documento: Desenho
Condições de Acesso: Sem restrições de acesso
Aparece nas coleções:BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1034.jpg6.42 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
4145.jpg6.88 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.