Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/32056
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Benso, Giulio | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 17 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T10:43:49Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T10:43:49Z | - |
dc.date.issued | [16-?] | pt_PT |
dc.identifier | 99.Des.1193 | pt_PT |
dc.identifier.other | Gbinete Desenho - gaveta 17 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32056 | - |
dc.description | Este estudo da Conversão de S. Paulo compreende dois elementos, complementares, a composição das figuras e a moldura que as rodeia. A moldura apenas está desenhada do lado esquerdo, pelo que o outro lado seria simétrico. Na cena da Conversão, podemos observar um soldado na esquerda, de costas para o observador; um cavalo na direita, também de costas, ambos a ladearem a cena que se desenrola ao centro, encimada por anjos e putti. | pt_PT |
dc.format | Pena\Tinta castanha\Aguada castanha\sobre pedra negra | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Pedra | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format.medium | Mau - Desenho colado numa cartolina que já esteve colada num outro suporte, como se pode verificar pelos vestígios de cola e pela ausência de suporte nos cantos superiores no verso. A cartolina, tem uma moldura pintada a preto, mas é visível que já foi cortada a toda a volta, porque o carimbo da EBAP também está pela metade. O desenho apresenta ausências de suporte, na margem lateral esquerda, na margem superior, na margem inferior, lado esquerdo e na zona da cabeça do soldado da esquerda; tem perfurações na parte superior e no lado esquerdo; o desenho apresenta três vincos horizontais, um na parte superior (na zona onde termina a cercadura), outro mais ou menos a meio e o terceiro na zona do joelho da figura feminina da cercadura, no lado esquerdo, o segundo com fissuras, provocadas pela dobra; Canto superior direito tem umas manchas castanhas. | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.subject | Desenho\Mestres\Antigos | pt_PT |
dc.title | Conversão de São Paulo | pt_PT |
dc.type | Desenho | pt_PT |
dc.rights.holder | Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto | pt_PT |
dc.collection | Desenhos de Mestres Antigos | pt_PT |
dc.provenance | A atribuição a Benso desta magnífica folha de grandes dimensões, um dos melhores desenhos do artista que chegaram até nós, deve-se a Catherine Monbeig Goguel(nota de Abril de 1995). (...) O episódio central deriva livremente da composição da pintura de altar com a conversão de S. Paulo, da autoria de Taddeo Zuccaro (1529-66), que se encontra em S. Marcello al Corso, Roma e que deve ter sido iniciada por volta de 1558-9. No entanto, a dramática estrutura compositiva do desenho e o seu tratamento fogos são absolutamnte característicos da obra de Benso. (...) O desenho do Porto é invulgar, no sentido em que nos mostra o projecto de um amoldura e simultanemaente a composição de | pt_PT |
dc.text | Thadeo Zuchary | pt_PT |
dc.text | 49 | pt_PT |
dc.text | 45 | pt_PT |
dc.text | 56 x 37,6 | pt_PT |
dc.text | atribuido a Thadeu Zu | pt_PT |
dc.text | Escola de Belas Artes do Porto | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.references | Desenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposição | pt_PT |
dc.event | Desenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002 | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1034.jpg | 6.42 kB | JPEG | View/Open | |
4145.jpg | 6.88 kB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.