Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/32056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBenso, Giuliopt_PT
dc.coverage.temporalSéc. 17pt_PT
dc.date.accessioned2012-06-19T10:43:49Z-
dc.date.available2012-06-19T10:43:49Z-
dc.date.issued[16-?]pt_PT
dc.identifier99.Des.1193pt_PT
dc.identifier.otherGbinete Desenho - gaveta 17pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/32056-
dc.descriptionEste estudo da Conversão de S. Paulo compreende dois elementos, complementares, a composição das figuras e a moldura que as rodeia. A moldura apenas está desenhada do lado esquerdo, pelo que o outro lado seria simétrico. Na cena da Conversão, podemos observar um soldado na esquerda, de costas para o observador; um cavalo na direita, também de costas, ambos a ladearem a cena que se desenrola ao centro, encimada por anjos e putti.pt_PT
dc.formatPena\Tinta castanha\Aguada castanha\sobre pedra negrapt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPedrapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.format.mediumMau - Desenho colado numa cartolina que já esteve colada num outro suporte, como se pode verificar pelos vestígios de cola e pela ausência de suporte nos cantos superiores no verso. A cartolina, tem uma moldura pintada a preto, mas é visível que já foi cortada a toda a volta, porque o carimbo da EBAP também está pela metade. O desenho apresenta ausências de suporte, na margem lateral esquerda, na margem superior, na margem inferior, lado esquerdo e na zona da cabeça do soldado da esquerda; tem perfurações na parte superior e no lado esquerdo; o desenho apresenta três vincos horizontais, um na parte superior (na zona onde termina a cercadura), outro mais ou menos a meio e o terceiro na zona do joelho da figura feminina da cercadura, no lado esquerdo, o segundo com fissuras, provocadas pela dobra; Canto superior direito tem umas manchas castanhas.pt_PT
dc.rightsSem restrições de acessopt_PT
dc.subjectDesenho\Mestres\Antigospt_PT
dc.titleConversão de São Paulopt_PT
dc.typeDesenhopt_PT
dc.rights.holderFaculdade de Belas Artes Universidade do Portopt_PT
dc.collectionDesenhos de Mestres Antigospt_PT
dc.provenanceA atribuição a Benso desta magnífica folha de grandes dimensões, um dos melhores desenhos do artista que chegaram até nós, deve-se a Catherine Monbeig Goguel(nota de Abril de 1995). (...) O episódio central deriva livremente da composição da pintura de altar com a conversão de S. Paulo, da autoria de Taddeo Zuccaro (1529-66), que se encontra em S. Marcello al Corso, Roma e que deve ter sido iniciada por volta de 1558-9. No entanto, a dramática estrutura compositiva do desenho e o seu tratamento fogos são absolutamnte característicos da obra de Benso. (...) O desenho do Porto é invulgar, no sentido em que nos mostra o projecto de um amoldura e simultanemaente a composição dept_PT
dc.textThadeo Zucharypt_PT
dc.text49pt_PT
dc.text45pt_PT
dc.text56 x 37,6pt_PT
dc.textatribuido a Thadeu Zupt_PT
dc.textEscola de Belas Artes do Portopt_PT
dc.subcommunityBDA Museupt_PT
dc.referencesDesenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposiçãopt_PT
dc.eventDesenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002pt_PT
Appears in Collections:BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1034.jpg6.42 kBJPEGThumbnail
View/Open
4145.jpg6.88 kBJPEGThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.