Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/32056
Author(s): | Benso, Giulio |
Title: | Conversão de São Paulo |
Issue Date: | [16-?] |
Description: | Este estudo da Conversão de S. Paulo compreende dois elementos, complementares, a composição das figuras e a moldura que as rodeia. A moldura apenas está desenhada do lado esquerdo, pelo que o outro lado seria simétrico. Na cena da Conversão, podemos observar um soldado na esquerda, de costas para o observador; um cavalo na direita, também de costas, ambos a ladearem a cena que se desenrola ao centro, encimada por anjos e putti. |
Provenance: | A atribuição a Benso desta magnífica folha de grandes dimensões, um dos melhores desenhos do artista que chegaram até nós, deve-se a Catherine Monbeig Goguel(nota de Abril de 1995). (...) O episódio central deriva livremente da composição da pintura de altar com a conversão de S. Paulo, da autoria de Taddeo Zuccaro (1529-66), que se encontra em S. Marcello al Corso, Roma e que deve ter sido iniciada por volta de 1558-9. No entanto, a dramática estrutura compositiva do desenho e o seu tratamento fogos são absolutamnte característicos da obra de Benso. (...) O desenho do Porto é invulgar, no sentido em que nos mostra o projecto de um amoldura e simultanemaente a composição de |
Subject: | Desenho\Mestres\Antigos |
Other Identifiers: | 99.Des.1193 |
Call Number: | Gbinete Desenho - gaveta 17 |
Document Type: | Desenho |
Rights: | Sem restrições de acesso |
Appears in Collections: | BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1034.jpg | 6.42 kB | JPEG | View/Open | |
4145.jpg | 6.88 kB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.