ADUP AU - Assembleia da Universidade, 1911-2009 3 Community home page Display Statistics


Banner associado à sub-comunidade Assembleia da Universidade do Porto

Por determinação da Constituição Universitária de 1911, a Assembleia da Universidade era um dos órgãos de gestão das universidades do Porto, Lisboa e Coimbra, ao lado do Reitor e do Senado.

O Estatuto Universitário promulgado em Julho de 1918 cometeu a gestão das universidades ao Senado, à Assembleia Geral da Universidade e ao Reitor, embora também à Junta Administrativa e ao Conselho Académico entretanto criados. Anos mais tarde, com o Estado Novo, a responsabilidade pelo governo das universidades passou a ser uma atribuição da Assembleia Geral da Universidade, do Senado e do Reitor. Em 1930, o novo Estatuto da Instrução Universitária definiu a composição da Assembleia Geral da Universidade, que passou a ser constituída pelo Reitor, Vice-reitor, professores catedráticos das faculdades e três representantes de cada estabelecimento de ensino.

A "lei da autonomia universitária", de 1988, determinou que os órgãos de gestão universitária eram constituídos pela Assembleia da Universidade, pelo Reitor, pelo Senado Universitário e pelo Conselho Administrativo. Foi a partir desse ano que a Assembleia da Universidade passou a ser a entidade responsável pela aprovação dos estatutos da Universidade e pela eleição do respetivo Reitor.

Em 1989, os primeiros Estatutos da Universidade do Porto entregaram a gestão e administração da U.Porto à Assembleia da Universidade, ao Reitor, ao Senado Universitário, ao Conselho Administrativo e ao Conselho Consultivo, decalcando o preconizado um ano antes pela Lei 108/88, de 24 de Setembro.

A Assembleia da Universidade do Porto cessou funções e atividades com a promulgação dos mais recentes Estatutos da Universidade do Porto, em vigor desde 15 de Maio de 2009.

As imagens que se encontram online apresentam uma resolução inferior àquela com que foram digitalizados os documentos. Qualquer utilizador, devidamente identificado, poderá solicitar uma cópia com maior resolução. Para este efeito, bem como para esclarecer qualquer aspeto menos claro, deverá enviar uma mensagem de correio eletrónico para documentacao.informacao@uporto.pt.

Browse