Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10405/32067
Autor(es): | Nebbia, Cesare |
Título: | Nascimento da Virgem |
Data de publicação: | [15-?] |
Descrição: | Em primeiro plano estão quatro figuras femininas, (parteiras) uma, do lado direito segura a Virgem no colo, o braço direito segura-a e o esquerdo está estendido com a mão na bacia de água que tem aos seus pés, outra, à esquerda daquela, verte uma bilha de água para a bacia, estão a olhar uma para a outra. A terceira está de costas (para o observador), e a quarta atrás em pé a olhar para a Virgem, ambas parecem estar a tratar da roupa ou dos panos, junto a uma lareira, do lado esquerdo. Em segundo plano, atrás, está Sta Ana sentada, (de frente para o observador) a olhar para uma figura masculina em pé, S. Joaquim (?), onde também estão outras figuras de pé. |
Proveniência: | "Como salientou Rhoda Eitel-Porter, este desenho parece ser um primeiro estudo preparatório para o quadro de altar com o Nascimento da Virgem (a chamada "Pala Monaldeschi"), pintado por Nebbia em 1582 para o altar da família Monaldeschi do Duomo de Orvieto (Eitel-Porte 1997, pp. 117-21 e fig. 148). (...) O quadro de Nebbia difere do desenho do Porto em muitos aspectos, por exemplo na proporção do espaço interior atribuída às figuras na obra acabada, na qual é maior. (...) Porém, é indubitável que existe uma relação criativa entre a pintura e o desenho, dado que algumas destas figuras são comuns a ambos. (...) O Nascimento da Virgem de Orvieto foi pintado por Nebbia em Roma. Numa carta escrita a 29 de Março de 1582 (v. o texto citado de Eitel-Porter 1997, p. 117, n.382), o pintor comunica que já entregou o projecto final a chiaroscuro e que ele foi geralmente bem recebido (...). O presente desenho, elaboradamente retocado com aguada azul acinzentada e tinta opaca branca, para além do castanho claro da pena e da aguada, poderá ter sido concebido para esta versão anterior da composição, a chiaroscuro. È um dos desenhos mais "baroccescos" de Nebbia e o mais pictórico de todos os estudos para o quadro de Orvieto que chegaram até nós. Turner, 2000, pp. 56-57 |
Assunto: | Desenho\Estátua |
Identificador: | 99.Des.1180 |
Localização Física: | Gabinete Desenho |
Tipo de Documento: | Desenho |
Condições de Acesso: | Sem restrições de acesso |
Aparece nas coleções: | BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.