Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/32067
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nebbia, Cesare | pt_PT |
dc.coverage.spatial | Italiana | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 16 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T10:43:53Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T10:43:53Z | - |
dc.date.issued | [15-?] | pt_PT |
dc.identifier | 99.Des.1180 | pt_PT |
dc.identifier.other | Gabinete Desenho | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32067 | - |
dc.description | Em primeiro plano estão quatro figuras femininas, (parteiras) uma, do lado direito segura a Virgem no colo, o braço direito segura-a e o esquerdo está estendido com a mão na bacia de água que tem aos seus pés, outra, à esquerda daquela, verte uma bilha de água para a bacia, estão a olhar uma para a outra. A terceira está de costas (para o observador), e a quarta atrás em pé a olhar para a Virgem, ambas parecem estar a tratar da roupa ou dos panos, junto a uma lareira, do lado esquerdo. Em segundo plano, atrás, está Sta Ana sentada, (de frente para o observador) a olhar para uma figura masculina em pé, S. Joaquim (?), onde também estão outras figuras de pé. | pt_PT |
dc.format | Pena\Tinta castanha\Aguada castanha\realces a tinta branca e cinzenta clara\sobre indicações a pedra negra | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Pedra | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format.medium | Razoável - Desenho colado numa cartolina pintada a preto, que já esteve colada num outro suporte, como se pode ver pelos vestígios de cola existente nos cantos superiores e no canto inferior do verso e, pela ausência de suporte, resultado da descolagem. A cartolina está mais amarelecida, no verso, na zona onde o desenho está colado. O desenho apresenta algum desgaste do papel à superfície, sobretudo noa lado esquerdo, ao longo da margem, onde parece ter sido atacado pelo bicho; são visíveis perfurações na parte inferior direita e na parte superior esquerda. Existência pontual de partículas ferruginosas. | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.subject | Desenho\Estátua | pt_PT |
dc.title | Nascimento da Virgem | pt_PT |
dc.type | Desenho | pt_PT |
dc.collection | Desenhos de Mestres Antigos | pt_PT |
dc.provenance | "Como salientou Rhoda Eitel-Porter, este desenho parece ser um primeiro estudo preparatório para o quadro de altar com o Nascimento da Virgem (a chamada "Pala Monaldeschi"), pintado por Nebbia em 1582 para o altar da família Monaldeschi do Duomo de Orvieto (Eitel-Porte 1997, pp. 117-21 e fig. 148). (...) O quadro de Nebbia difere do desenho do Porto em muitos aspectos, por exemplo na proporção do espaço interior atribuída às figuras na obra acabada, na qual é maior. (...) Porém, é indubitável que existe uma relação criativa entre a pintura e o desenho, dado que algumas destas figuras são comuns a ambos. (...) O Nascimento da Virgem de Orvieto foi pintado por Nebbia em Roma. Numa carta escrita a 29 de Março de 1582 (v. o texto citado de Eitel-Porter 1997, p. 117, n.382), o pintor comunica que já entregou o projecto final a chiaroscuro e que ele foi geralmente bem recebido (...). O presente desenho, elaboradamente retocado com aguada azul acinzentada e tinta opaca branca, para além do castanho claro da pena e da aguada, poderá ter sido concebido para esta versão anterior da composição, a chiaroscuro. È um dos desenhos mais "baroccescos" de Nebbia e o mais pictórico de todos os estudos para o quadro de Orvieto que chegaram até nós. Turner, 2000, pp. 56-57 | pt_PT |
dc.text | Escola de Belas Artes do Porto | pt_PT |
dc.text | 18 | pt_PT |
dc.text | N.º17 240 x 188 | pt_PT |
dc.text | Sem atribuição | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.references | Desenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposição | pt_PT |
dc.event | Desenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002 | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.