ADUP REIT DEGRE - Departamento de Gestão dos Recursos Educativos do M.E. 99 Community home page Display Statistics

 
Banner associado à sub-comunidade DEGRE 

Uma parte significativa da informação produzida e acumulada no âmbito da gestão do património imóvel da U.Porto decorreu da ação de ministérios como o das Obras Públicas e da Educação, que, até meados da década de 80 do século XX, detiveram a exclusividade das obras de construção, adaptação, beneficiação e apetrechamento dos equipamentos universitários. A Direção-Geral das Construções Escolares, por intermédio da Direção das Construções Escolares do Norte sedeada no Porto, constituía o principal interlocutor da Universidade do Porto.

A partir do momento em que a U.Porto dispôs da capacidade técnica e, sobretudo, da autonomia administrativa e financeira para gerir e administrar o património que lhe estava afeto, a documentação da Direção das Construções Escolares do Norte que lhe dizia respeito foi transferida para as instalações da Reitoria e o próprio pessoal técnico daquele organismo entretanto extinto integrou os quadros de pessoal da Universidade.

O acervo de peças escritas e desenhadas do arquivo técnico do DEGRE (Departamento de Gestão dos Recursos Educativos do Ministério da Educação) foi integrado na U.Porto em 1995 ao abrigo de um protocolo e, apesar de se tratar de um conjunto orgânico com contornos bem definidos, veio associar-se fisicamente aos arquivos de obras existentes e, deste modo, contribuir para melhor documentar as alterações de que foi objeto o património imóvel que é pertença da Universidade do Porto.

As imagens que se encontram online apresentam uma resolução inferior àquela com que foram digitalizados os documentos. Qualquer utilizador, devidamente identificado, poderá solicitar uma cópia com maior resolução. Para este efeito, bem como para esclarecer qualquer aspeto menos claro, deverá enviar uma mensagem de correio eletrónico para documentacao.informacao@uporto.pt.

Browse