ADUP REIT - Reitoria da Universidade do Porto, 1911- 15901 Community home page Display Statistics

 
Banner Comunidade Reitoria da Universidade do Porto 

A Reitoria é o núcleo central da organização Universidade do Porto. Para além de prestar apoio administrativo aos órgãos de gestão, integra serviços como o de Formação e Organização Académica - que coordena e colabora com as Unidades Orgânicas no que se refere à oferta de formação pré-graduada, pós-graduada e formação contínua -, de Relações Internacionais - serviço ao qual compete a promoção da política de cooperação com as universidades estrangeiras e o apoio à internacionalização da U.Porto - e a Universidade Digital, responsável por promover a generalização da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em todas as atividades da Universidade do Porto, bem como por incentivar o desenvolvimento e a utilização de serviços inovadores nesta área.

Na origem da Reitoria estiveram uma secretaria e uma tesouraria, criadas em 1911. Ao longo dos anos, e acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da U.Porto, a organização Reitoria adquiriu uma dimensão e uma estrutura interna de complexidade crescentes. O apogeu dos seus serviços académicos deu-se na 2.ª metade dos anos 80, como uma consequência natural do boom estudantil. Em 1987, esses serviços foram descentralizados e as principais funções que lhes estavam cometidas foram transferidas para as faculdades.

Desde as origens que a Reitoria utilizou as mesmas instalações que a Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto e a Academia Politécnica do Porto, partilhando-as com a Faculdade de Ciências, a Escola de Engenharia anexa àquela Faculdade, a Faculdade Técnica (depois Faculdade de Engenharia), a primeira Faculdade de Letras, a Faculdade de Economia, os museus e institutos de Zoologia, Geologia e Antropologia e, ainda, os institutos de Matemática, Física e Química. Apesar de o espaço ser reduzido face ao número de ocupantes, a Reitoria manteve-se neste edifício até 1976, ano em que foi obrigada a transferir-se para o imóvel do antigo Comando do ex-CICAP, na Rua de D. Manuel II, em consequência do incêndio ocorrido em 1974 no edifício da Praça de Gomes Teixeira.

O regresso da Reitoria ao edifício histórico da U.Porto deu-se em 2006. Nele também têm as suas instalações o Museu de História Natural, o Museu de Ciência, ambos instituídos em 1996, e o fundo iconográfico e bibliográfico da U.Porto intitulado Fundo Antigo.

As imagens que se encontram online apresentam uma resolução inferior àquela com que foram digitalizados os documentos. Qualquer utilizador, devidamente identificado, poderá solicitar uma cópia com maior resolução. Para este efeito, bem como para esclarecer qualquer aspeto menos claro, deverá enviar uma mensagem de correio eletrónico para documentacao.informacao@uporto.pt.

Browse

Collections in this community