ADUP APP - Livros de inscrições e exames [1873-1894] 2 Collection home page Display Statistics

 
Banner associado à coleção Livros de inscrições e exames da APP 

Dos Livros de Inscrições e Exames da Academia Politécnica do Porto consta o percurso académico dos estudantes, desde o ato da matrícula até à conclusão, ou interrupção, do curso. Para além desta informação e de elementos de cariz biográfico - nome completo, filiação, naturalidade, etc. -, alguns registos contêm outros dados académicos, como os referentes a atribuição de bolsas de estudo e de outros benefícios sociais, por exemplo.

Esta coleção integra informação respeitante a estudantes que se matricularam em cursos da Academia Politécnica do Porto (1837-1911), instituição do ensino superior público que constitui o antecedente mais directo da Universidade do Porto. O número reduzido de unidades físicas, bem como o seu deficiente estado de conservação, ficaram a dever-se ao incêndio ocorrido em 20 de Abril de 1974 no edifício sede da U.Porto, situado na Praça de Gomes Teixeira, onde a Academia Politécnica teve as suas instalações até à data da criação desta Universidade. A ação das chamas e da água utilizada para as combater degradou profundamente este acervo informacional. Face à necessidade premente de preservar a informação que ainda se encontrava legível, assim como de responder às solicitações frequentes para consulta dos conteúdos informacionais registados nestes livros, afigurou-se-nos como inevitável a sua transferência de suporte.

As imagens que se encontram online apresentam uma resolução inferior àquela com que foram digitalizados estes livros. Qualquer utilizador, devidamente identificado, poderá solicitar uma cópia com maior resolução. Para este efeito, bem como para esclarecer qualquer aspeto menos claro, deverá enviar uma mensagem de correio eletrónico para documentacao.informacao@uporto.pt.

Browse
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 2 of 2
Issue DateTitleAuthor(s)Type
1873-1875Folhas de Matrícula dos anos de 1873 a 1875Secretário, 1837-1911-
1892-1894Livro de Matrículas e Actos Finais dos alunos da Faculdade de Ciências : PreparatóriosSecretário, 1837-1911Livro de inscrições e exames
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 2 of 2