Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/1209
Author(s): Secção Conferências Ordinárias, 1837-1911
Title: Actas das conferências ordinárias da Academia
Issue Date: 1837-1911
Abstract: Actas das sessões regulares e extraordinárias da Academia, em Conferência Ordinária. As actas referem essencialmente: a leitura da correspondência e respectivo despacho; a discussão de aspectos pedagógicos e de organização da escola; a apreciação de propostas, dos programas das cadeiras ou projectos de reforma apresentados por professores ou outros membros, a apreciação de programas para concursos de provimento de lugares docentes, o sorteio das provas para os mesmos concursos, a selecção do assunto para dissertação dos candidatos perante a Conferência Geral, a apreciação de requerimentos de alunos ou outros, bem como de requisições de material ou obras de arte por parte de professores ou outros funcionários; a aprovação das folhas de despesas, a nomeação de júri preparatório para concursos de pensionistas, etc. A partir de 1868, consta também a classificação dos trabalhos dos alunos no fim de cada período lectivo
Description: Nível: Série
Notas: No livro 2, uma folha em anexo contém um índice do volume, relativamente às sessões em que foram tratados assuntos dos pensionistas Soares dos Reis, J. G. da Silva Sardinha, João Marques da Silva Oliveira e António Carvalho da Silva Porto, e da reforma e novas aulas.
Provenance: História administrativa - O decreto de 1836 remetia o governo da Academia para reuniões (ou Conferências) de três tipos. As Conferências Ordinárias tinham lugar mensalmente, ou extraordinariamente quando convocadas, e envolviam o Inspector, Sub-Inspector, Director e professores. Tinham funções de gestão administrativa, pedagógica e disciplinar da escola, e resolviam ainda as questões relacionadas com o Museu Portuense de Pintura e Estampas, desde a sua integração, em 1839. Cabia-lhes verificar o estado administrativo da Academia, informar-se do progresso dos discípulos, decidir em questões disciplinares, deliberar sobre ordens, avisos ou representações, formalizar o expediente, fazer regulamentos para as aulas, para os concursos de professores, concursos para prémios e para selecção de pensionistas do Estado, bem como estabelecer os horários (art. 40º, 53º, 55º, 57º, 62º, 75º-77º). Na prática, as Conferências aprovavam também as contas da Academia. A reforma de 1881 reforçou a separação entre Academia e Escola de Belas Artes e a função das Conferências Ordinárias, essencialmente de carácter pedagógico, passaria a ser desempenhada pelo Conselho de Escola, sensivelmente com a mesma composição (salvo quanto ao Sub-Inspector, cargo substituído pelo de Inspector). Esta reforma, no entanto, não chegou a ser regulamentada e as Conferências Ordinárias mantiveram-se até 1911. O decreto de 26 de Maio, autonomiza a Escola de Belas Artes do Porto e institui o seu Conselho Escolar, cujas reuniões mensais continuam as Conferências Ordinárias, mantendo-se inclusivamente os livros de Actas. Essas reuniões continuam mesmo, durante vários anos, a ser designadas por Conferências Ordinárias.
Subject: Academia Portuense de Belas Artes--Conferências Ordinárias
Conferências Ordinárias--[Acta]--1837-1911
Other Identifiers: PT/APBA/B/01
Call Number: 105-108
Related Information: Actas do Conselho Escolar
Document Link: http://hdl.handle.net/10405/1238
Document Type: Acta
Rights: Contém marca d'água
Acesso livre
Appears in Collections:BDArq - Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFBAUP_105.pdfcópia pública93.29 MBADOBE PDFView/Open
AFBAUP_105_resumo.docxresumo do original97.67 kBMicrosoft Word XMLView/Open
AFBAUP_105-A_1-3.pdfcópia pública-Parte 1/3417.5 MBAdobe PDFView/Open
AFBAUP_105-A_2-3.pdfcópia pública-Parte 2/3438.67 MBAdobe PDFView/Open
AFBAUP_105-A_3-3.pdfcópia pública-Parte 3/3364.14 MBAdobe PDFView/Open
AFBAUP_106.pdfcópia pública66.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
AFBAUP_106_resumo.pdfresumo original305 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
AFBAUP_107.pdfcópia pública92.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
AFBAUP_108.pdfcópia pública171.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.