Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10405/57636
Autor(es): Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Contribuição: Novais, Márcia, design
Título: Da câmara artesanal ao scanner-câmara
Outro Título: Guilherme Maranhão
Editor: FBAUP
Data de publicação: 2020-02
Descrição: O artista visual irá falar sobre os diversos processos experimentais com fotografia analógica e digital que empreendeu durante os últimos 25 anos com a finalidade de criar imagens autorais. São histórias que vão desde a construção de câmaras diversas em madeira, ainda nos anos 90, e dos primeiros experimentos com filmes expirados até os diversos problemas com scanners que solucionou. Além desses processos, irá apresentar imagens de projetos como Pluracidades, Travessia, Plural e Transe, os quais abrem espaço para discussão sobre a precariedade, o acaso e a obsolescência da tecnologia. Guilherme Maranhão tem uma curiosidade enorme por tecnologias obsoletas, se interessa por processos que possam anular as garantias e cria imagens sobre relações e o cotidiano. Realizou exposições individuais no Itaú Cultural e na Casa da Imagem, em São Paulo, no Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro e na Gallery 44, em Toronto. Entre outras exposições coletivas, participou da Desidentidad no IVAM, em Valencia, Geração 00, no Sesc Belenzinho e Elogio da Vertigem, na MEP, Paris. Recebeu os prêmios Porto Seguro e Marc Ferrez.
Assunto: Aula Aberta--Fotografia
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto--Exposições
Maranhão, Guilherme
Tipo de Documento: Cartaz
Condições de Acesso: Sem restrições de acesso
Aparece nas coleções:BDACom - Cartazes

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