Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/51620
Title: Livro de entradas [e vendas de géneros]: A : Nº 5
Issue Date: 1805-01-02 - 1806-08-10
Abstract: Livro de registo das entradas e das vendas de géneros de uma sociedade de negociantes de Lisboa, denominada Silva, Carvalho e Pereira (tal como aparece referenciada na fl. 33), que usava a marca S.C.P. nos carregamentos de importação/exportação. O livro serve para registar as entradas e saídas de Lisboa de diversos produtos, tais como o ouro, o açúcar, a pimenta, o tabaco, o cacau, os couros, os tecidos, a coxonilha, o anil e o papel, entre outros, fruto do comércio marítimo com o Brasil e com diversas cidades europeias. Para além da proveniência, das quantidades e dos preços dos produtos, há referências às embarcações que fazem o transporte das mercadorias e aos respetivos capitães. São também registadas as vendas dos géneros (incluindo o nome dos compradores, os preços e prazos de pagamento) e os gastos (despesas com seguros, fretes, despachos e portes, direitos e comissões, entre outras). No final, encontra-se a indicação do produto líquido e da folha do livro Diário onde cada registo foi lançado.
Este livro integrava o arquivo da Academia Politécnica do Porto quando este foi transferido do Fundo Antigo da U.Porto para o Arquivo da Reitoria.
Agradece-se ao Professor Gaspar Martins Pereira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o auxílio prestado na sua classificação e descrição.
Description: Documento
Subject: Contabilidade
Receita e despesa
Alfândega de Lisboa
Comércio com o Brasil
Comércio marítimo
Series: Livro de entradas e vendas de géneros : 1805-1806
Document Type: Registo de entradas e vendas de géneros
Rights: open access
Appears in Collections:ADUP APP - Livro de entradas e das vendas de géneros [1805-1806]

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PT-UP-ARMCP-112_C.pdf44.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.