Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/34804
Author(s): Laboratório Químico, 1837-1911
Title: Registo de Correspondencia [do Laboratório Químico da Academia Politécnica do Porto]
Issue Date: 1904-09-23 – 1911-11-11
Abstract: Copiador de correspondência expedida e recebida pelo Laboratório Químico da Academia Politécnica do Porto. Integra correspondência recebida (documentos originais).
Cópia de correspondência expedida entre 23 de setembro de 1904 e 11 de novembro de 1911 pelo diretor do Laboratório Químico da Academia Politécnica do Porto, Joaquim Ferreira da Silva, a maior parte da qual é endereçada ao diretor da Academia Politécnica do Porto, Francisco Gomes Teixeira. Algumas transcrições das cartas enviadas estão redigidas em francês. Os assuntos tratados são diversos e apresentam-se de seguida alguns exemplos:
Pagamentos a fornecedores do Laboratório Químico, com referência aos cheques expedidos juntamente com os documentos originais; pedidos de autorização para distrate de verbas da dotação do Laboratório Químico; participação da aquisição de bibliografia estrangeira e da assinatura de publicações periódicas; informação sobre as condições em que as análises toxicológicas são realizadas no Laboratório Químico; assiduidade de estudantes; pedidos de provimento de lugares de pessoal não docente do Laboratório Químico; identificação de obras consideradas indispensáveis às atividades do Laboratório.
A partir de 17 de maio de 1911, os documentos avulsos que integram o livro são de teor variado: atestado médico passado a um estudante da Academia Politécnica do Porto por um médico-cirurgião diplomado pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto; cópia de documento oficial recebido da Direção-Geral da Instrução Pública sobre a eventualidade de o Laboratório Químico passar a proceder às análises químico-legais pedidas pelo diretor da Morgue, enquanto esta não dispõe de dotação para esse efeito; ofício dirigido ao diretor da Academia Politécnica do Porto pela Direção-Geral da Instrução Secundária, Superior e Especial em que o 1.º é informado de que a Direção-Geral das Alfândegas já providenciou o despacho “livre de direitos” de material para o Laboratório Químico.
Por carta de 10 de Junho, transcrita neste livro pelo signatário – Joaquim Ferreira da Silva –, este informa que é “Químico analista do Conselho Médico-legal da 2.ª circunscrição, à qual estava inerente até agora a da regência de Química Legal e Sanitária na Escola de Farmácia”.
Description: Documento
Subject: Laboratório Químico, Academia Politécnica do Porto
Correspondência
Document Type: Copiador de correspondência
Rights: open access
Appears in Collections:ADUP APP - Livros de correspondência expedida do Laboratório Químico da Academia Politécnica do Porto [1885-1911]

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PT-UP-APP-73_C.pdf15.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
PT-UP-APP-73_P.pdf2.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.