ADUP FLUP - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1919-1928 508 Página principal da comunidade Ver estatísticas

 
Banner associado à Sub-Comunidade 1.ª Faculdade de Letras da Universidade do Porto 

A 27 de Agosto de 1919, pela Lei n.º 861, foi criada a 1ª Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A primeira proposta de estabelecimento desta escola datava já de 1915 e tinha sido elaborada pelo Ministro da Instrução Pública, Doutor João Lopes Martins, catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Contudo, houve que esperar ainda quatro anos para que a lei consignasse a criação desta Faculdade.

Com efeito, a Faculdade de Letras do Porto surgiu como consequência de um conflito entre o Ministro da Instrução, Domingos Pereira, e a Universidade de Coimbra. A sua instituição na Universidade do Porto foi proposta de Leonardo Coimbra, que a criou enquanto ministro.

Criada a Faculdade, dotada de corpo docente, admitidos os estudantes, teve uma atividade breve e intensa, pois a ameaça de extinção surgia logo em 1923, por motivos financeiros, acabando por ser suprimida pelo Decreto n.º 15.365, de 12 de Abril de 1928, assinado pelo Ministro Alfredo de Magalhães. No entanto, os alunos matriculados obtiveram autorização para terminar as suas licenciaturas e as aulas funcionaram até 31 de Julho de 1931, data da realização do último exame.

Depois desta primeira tentativa, seria preciso esperar três décadas para que o ensino das Letras regressasse em pleno à cidade do Porto, por via da criação da atual Faculdade de Letras, em 1961.

Percorrer