ADUP SEN - Atas do Senado da Universidade do Porto [1911-1974] 4 Collection home page Display Statistics

A digitalização dos livros de atas do Senado da Universidade do Porto insere-se num vasto programa de transferência de suporte empreendido pela Unidade Gestão de Informação da Universidade Digital e que tem em vista a preservação de conteúdos informacionais e dos respetivos suportes – conseguida pela diminuição do manuseamento dos documentos originais –, a facilitação do acesso à informação relevante para a memória da instituição e a promoção da visibilidade do património informacional da U.Porto e dos estabelecimentos de ensino e investigação que a antecederam.

O Senado da Universidade do Porto reuniu de modo ininterrupto entre 28 de outubro de 1911 e 28 de março de 1974 e a sua atividade, depois de interrompida neste ano, foi retomada no início da década de 90.

As atas das sessões documentam com rigor e minúcia os assuntos discutidos e analisados pelos membros, as posições assumidas por estes, as decisões finais. Os temas acompanham as vicissitudes do tempo e as questões abordadas situam-se para além das estritamente académicas. Poucos assuntos são recorrentes, como a aprovação anual das contas de gerência ou o desfiar do rol dos alunos contemplados com bolsas de estudo ou isenção de propinas. Em contrapartida, é alargado o leque dos temas que compõem as ordens de trabalhos – ora se trata de questões polémicas suscitadas por medidas governamentais, ora das digressões e espetáculos do Orfeão Universitário, da participação da U.Porto em encontros científicos nacionais e internacionais, de votos de louvor (ou de pesar) a figuras da comunidade universitária, da atualização de planos de estudo, da criação de centros de investigação ou de propostas de património a alienar.

Pela riqueza do seu conteúdo, os Livros de Atas do Senado constituem um testemunho indispensável ao conhecimento do quotidiano e, portanto, da história da Universidade do Porto durante várias décadas da sua existência.

O 4.º, e último volume desta série (1970-1974) não se encontra em acesso livre por conter informação de natureza confidencial. O 1.º (1911-1929) foi transcrito e publicado no âmbito das comemorações do 1.º Centenário da U.Porto, deste modo tornando ainda mais simples o acesso à informação.

Para mais informações ou para esclarecer algum aspeto menos claro, envie uma mensagem de correio eletrónico para gi@reit.up.pt.

Browse
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 4 of 4
Issue DateTitleAuthor(s)Type
1970 – 1974[Livro de] Actas das sessões do Senado da Universidade do Porto : IVSenado Universitário, 1926-1989Ata de reunião
1949 – 1970[Livro de] Actas das sessões do Senado da Universidade do Porto : IIISenado Universitário, 1926-1989Ata de reunião
1929 - 1949[Livro de] Actas das sessões do Senado da Universidade do Porto : IISenado Universitário, 1926-1989Ata de reunião
1911 – 1929[Livro de] Actas das sessões do Senado da Universidade do Porto : ISenado da Universidade, 1911-1926; Senado Universitário, 1926-1989Ata de reunião
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 4 of 4