Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/32240
Author(s): | Pinto, Alberto Carlos de Sousa |
Title: | Desenho\Modelo nu |
Issue Date: | 1892 |
Provenance: | No relatório enviado à Academia em Março de 1894, Sousa Pinto refere o envio da 3ª remessa de trabalhos: 3 pinturas e 3 desenhos, entre os quais esta academia. "(...) Desenho = 1.º Uma academia de rapaz. = 2º Uma academia de mulher = 3º Uma academia de de modelo preto, em substituição da figura do antigo, visto os ateliers não nos oferecerem nunca ocasião de copiarmos estátuas (...)" AFBAUP - Livro de Correspondência dos Pensionários do Estado com a Academia. Numa carta enviada ao Conselheiro Director Geral da Instrução Pública, em Dezembro de 1895, o Conde de Samodães dizia : "(...) em 1892, final do seu primeiro ano de curso em Paris, enviou três academias desenhadas e outras tantas pintadas a óleo. O Conselho académico não encontrou motivos para elogios, mas manteve-se na expectativa, aguardando as provas do segundo ano; neste segundo ano, 1893, mandou três academias pintadas, duas desenhadas do natural e uma do antigo; o Conselho não ficou satisfeito com estes trabalhos, mas esperou por terceira remessa; no terceiro ano, 1894, mandou três academias desenhadas e outras tantas pintadas, um esquisso original (...) Em vista da insuficiência destas provas, solicitou-me o Conselho para oficiar a Vª Excª pedindo para que Sº Excª o Ministro se dignasse encarregar o representante de Portugal em Paris para advertir o pensionário de que se os seus trabalhos continuassem a ser descurados, se lhe deveria suspender a pensão (oficio de 14 de Julho de 1894)(...)" (AFBAUP n.º 131, fol.62) Produção artística escolar\Pensionista |
Subject: | Desenho\Modelo nu\Feminino |
Other Identifiers: | 98.Des.124 |
Call Number: | Gabinete de Desenho - gaveta 39 |
Document Type: | Desenho |
Rights: | Sem restrições de acesso |
Appears in Collections: | BDAmus - Dois Séculos de Modelo Vivo, 1765 – 1965 |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.