Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/32078
Author(s): | Paggi, Giovanni Battista |
Title: | Estudos para uma composição da " Lapidação de Santo Estevão" |
Issue Date: | [16-?] |
Description: | O desenho apresenta vários estudos de figura, cujo objectivo seria certamente a definição da pose, de uma das figuras da composição: um dos executantes de Stº Estevão, que atira uma pedra com a mão direita erguida. São cerca de 12 os estudos da figura, distribuidos em 3 registos horizontais. |
Provenance: | "Como escreve Teresa Viana no catálogo da exposição de 1987, foi Phili Pouncey o primeira a sugerir a atribuição a Paggi. O desenho é um estudo preparatório para o quadro de altar com a Lapidação de Stº Estevão, pintado por Paggi c. 1604 para a igreja de S. Ambrogio, em Génova, e ainda in situ. A pintura foi realizada por encomenda da poderosa família Doria de Génova, que protegeu Paggi quando, no final do seu exílio em Florença, ele regressou à cidade-natal. (...) O desenho do Porto é um dos mais espontâneos e enérgicos de toda a obra de Paggi. O artista deixa-se entusiasmar pelo problema da definição da pose de um dos executantes, que atira uma pedra com a mão direita erguida, e transforma a folha numa exibição virtuosística de desenho de figura. O artista pretendia resolver vários problemas, entre os quais o de saber se um dos pés do homem deveria estar levantado do chão, em consequência do esforço do lançamento; ou qual seria o ângulo correcto da cabeça, relativamente À inclinação dos ombros. O resultado da sucessiva repetição de tantas variantes desta pose dá à folha a aparência de um esboço para uma anacrónico protótipo da fila de coristas num espectáculo de cabaré." Turner, 2000, pp. 74-75 |
Subject: | Desenho\Mestres\Antigos |
Other Identifiers: | 99.Des.1182 |
Call Number: | Gabinete Desenho - gaveta 20 |
Document Type: | Desenho |
Rights: | Sem restrições de acesso |
Appears in Collections: | BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.