Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/32078
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paggi, Giovanni Battista | pt_PT |
dc.coverage.spatial | Italiana | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 17 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T10:43:56Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T10:43:56Z | - |
dc.date.issued | [16-?] | pt_PT |
dc.identifier | 99.Des.1182 | pt_PT |
dc.identifier.other | Gabinete Desenho - gaveta 20 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32078 | - |
dc.description | O desenho apresenta vários estudos de figura, cujo objectivo seria certamente a definição da pose, de uma das figuras da composição: um dos executantes de Stº Estevão, que atira uma pedra com a mão direita erguida. São cerca de 12 os estudos da figura, distribuidos em 3 registos horizontais. | pt_PT |
dc.format | Pena\Tinta castanha\Aguada castanha\sobre pedra negra | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Pedra | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format.medium | Razoável - Desenho colado numa cartolina com moldura pintada a preto, que já esteve colada num outro suporte, como se pode ver pelos vestígios de cola e pela ausência de suporte, nos cantos superiores do verso. A cartolina apresenta manchas de humidade na parte superior, sobretudo nos cantos e na margem lateral esquerda; no verso, verifica-se que está mais amarelecida na zona onde está colado o desenho. O desenho apresenta vários rasgões, que foram consolidados na altura da colagem do desenho na cartolina; os cantos superiores foram cortados e o canto inferior direito rasgado; observa-se na margem lateral esquerda manchas castanhas, resultantes da oxidação de partículas ferruginosas. | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.subject | Desenho\Mestres\Antigos | pt_PT |
dc.title | Estudos para uma composição da " Lapidação de Santo Estevão" | pt_PT |
dc.type | Desenho | pt_PT |
dc.rights.holder | Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto | pt_PT |
dc.collection | Desenhos de Mestres Antigos | pt_PT |
dc.provenance | "Como escreve Teresa Viana no catálogo da exposição de 1987, foi Phili Pouncey o primeira a sugerir a atribuição a Paggi. O desenho é um estudo preparatório para o quadro de altar com a Lapidação de Stº Estevão, pintado por Paggi c. 1604 para a igreja de S. Ambrogio, em Génova, e ainda in situ. A pintura foi realizada por encomenda da poderosa família Doria de Génova, que protegeu Paggi quando, no final do seu exílio em Florença, ele regressou à cidade-natal. (...) O desenho do Porto é um dos mais espontâneos e enérgicos de toda a obra de Paggi. O artista deixa-se entusiasmar pelo problema da definição da pose de um dos executantes, que atira uma pedra com a mão direita erguida, e transforma a folha numa exibição virtuosística de desenho de figura. O artista pretendia resolver vários problemas, entre os quais o de saber se um dos pés do homem deveria estar levantado do chão, em consequência do esforço do lançamento; ou qual seria o ângulo correcto da cabeça, relativamente À inclinação dos ombros. O resultado da sucessiva repetição de tantas variantes desta pose dá à folha a aparência de um esboço para uma anacrónico protótipo da fila de coristas num espectáculo de cabaré." Turner, 2000, pp. 74-75 | pt_PT |
dc.text | Cambiagio | pt_PT |
dc.text | n/ cou | pt_PT |
dc.text | 76 | pt_PT |
dc.text | Autor | pt_PT |
dc.text | Luca Camgiagio | pt_PT |
dc.text | N. 30 | pt_PT |
dc.text | 32,7 x 23 | pt_PT |
dc.text | Escola de Belas Artes do Porto | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.references | Desenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposição | pt_PT |
dc.event | Desenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002 | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.