Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/32078
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaggi, Giovanni Battistapt_PT
dc.coverage.spatialItalianapt_PT
dc.coverage.temporalSéc. 17pt_PT
dc.date.accessioned2012-06-19T10:43:56Z-
dc.date.available2012-06-19T10:43:56Z-
dc.date.issued[16-?]pt_PT
dc.identifier99.Des.1182pt_PT
dc.identifier.otherGabinete Desenho - gaveta 20pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/32078-
dc.descriptionO desenho apresenta vários estudos de figura, cujo objectivo seria certamente a definição da pose, de uma das figuras da composição: um dos executantes de Stº Estevão, que atira uma pedra com a mão direita erguida. São cerca de 12 os estudos da figura, distribuidos em 3 registos horizontais.pt_PT
dc.formatPena\Tinta castanha\Aguada castanha\sobre pedra negrapt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPedrapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.format.mediumRazoável - Desenho colado numa cartolina com moldura pintada a preto, que já esteve colada num outro suporte, como se pode ver pelos vestígios de cola e pela ausência de suporte, nos cantos superiores do verso. A cartolina apresenta manchas de humidade na parte superior, sobretudo nos cantos e na margem lateral esquerda; no verso, verifica-se que está mais amarelecida na zona onde está colado o desenho. O desenho apresenta vários rasgões, que foram consolidados na altura da colagem do desenho na cartolina; os cantos superiores foram cortados e o canto inferior direito rasgado; observa-se na margem lateral esquerda manchas castanhas, resultantes da oxidação de partículas ferruginosas.pt_PT
dc.rightsSem restrições de acessopt_PT
dc.subjectDesenho\Mestres\Antigospt_PT
dc.titleEstudos para uma composição da " Lapidação de Santo Estevão"pt_PT
dc.typeDesenhopt_PT
dc.rights.holderFaculdade de Belas Artes Universidade do Portopt_PT
dc.collectionDesenhos de Mestres Antigospt_PT
dc.provenance"Como escreve Teresa Viana no catálogo da exposição de 1987, foi Phili Pouncey o primeira a sugerir a atribuição a Paggi. O desenho é um estudo preparatório para o quadro de altar com a Lapidação de Stº Estevão, pintado por Paggi c. 1604 para a igreja de S. Ambrogio, em Génova, e ainda in situ. A pintura foi realizada por encomenda da poderosa família Doria de Génova, que protegeu Paggi quando, no final do seu exílio em Florença, ele regressou à cidade-natal. (...) O desenho do Porto é um dos mais espontâneos e enérgicos de toda a obra de Paggi. O artista deixa-se entusiasmar pelo problema da definição da pose de um dos executantes, que atira uma pedra com a mão direita erguida, e transforma a folha numa exibição virtuosística de desenho de figura. O artista pretendia resolver vários problemas, entre os quais o de saber se um dos pés do homem deveria estar levantado do chão, em consequência do esforço do lançamento; ou qual seria o ângulo correcto da cabeça, relativamente À inclinação dos ombros. O resultado da sucessiva repetição de tantas variantes desta pose dá à folha a aparência de um esboço para uma anacrónico protótipo da fila de coristas num espectáculo de cabaré." Turner, 2000, pp. 74-75pt_PT
dc.textCambiagiopt_PT
dc.textn/ coupt_PT
dc.text76pt_PT
dc.textAutorpt_PT
dc.textLuca Camgiagiopt_PT
dc.textN. 30pt_PT
dc.text32,7 x 23pt_PT
dc.textEscola de Belas Artes do Portopt_PT
dc.subcommunityBDA Museupt_PT
dc.referencesDesenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposiçãopt_PT
dc.eventDesenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002pt_PT
Appears in Collections:BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1719.jpg6.07 kBJPEGThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.