Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/57642
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dc.contributor.authorFaculdade de Belas Artes da Universidade do Porto-
dc.contributor.otherNovais, Márcia, design-
dc.date.accessioned2020-03-04T11:00:34Z-
dc.date.available2020-03-04T11:00:34Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10405/57642-
dc.descriptionUma nova vida depois de ser árvore é um projeto artístico organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), i2ADS, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), a Associação Portuguesa das Camélias e a Matriz - Associação de Gravura do Porto e com o apoio da Japan Foundation. Artistas de diferentes geografias como o Japão, a Bélgica, a Polónia, a Letónia e Portugal foram convidados a trabalhar fragmentos de árvore de camélia. Apesar de não se conhecerem provas documentais que testemunham a chegada das plantas de tsubaki a Portugal, no Norte a camélia é conhecida como japoneira (árvore do Japão). No século XIX torna-se um dos símbolos da cidade do Porto (Cidade das Camélias) e foi disseminada pelos seus jardins e quintas de recreio, evidenciando a ligação cultural e simbólica à espécie Camellia. A queda natural, no decurso de uma tempestade, de um dos mais emblemáticos espécimes de camélia em Portugal, serviu de base para o desenvolvimento de um diálogo intercultural e transfronteiriço e foi a matriz do processo criativo, quer simbolicamente, quer formalmente, já que, através da reutilização dos seus ramos, a árvore continua o seu percurso numa outra vida. Fragmentos desta árvore centenária, foram enviados a artistas de Tóquio, de Antuérpia, de Katowice, de Riga e do Porto, reencontrando-se agora na Exposição do Museu Nacional de Soares dos Reis e do Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Através de uma visão poética, o projeto procura pensar a relação ética com a natureza, a condição transnacional das ações humanas, e o reconhecimento pictórico e artístico de processos ancestrais e transversais, como a gravura a topo. O projeto artístico envolve artistas, professores, investigadores e estudantes de quatro escolas de arte e tal como uma árvore, desenvolve múltiplos frutos como o seminário Modos de editar: herança e renovação. A genealogia de um jardim, workshop de xilogravura e duas exposições a decorrer na FBAUP (3 de Março a 13 março) e MNSR (28 de fevereiro a 13 de março).pt_PT
dc.format.extentTipografia utilizada: Suisse Int'l Book-
dc.format.mediumA5, Munken Lynx 200 gr-
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFBAUPpt_PT
dc.rightsSem restrições de acesso-
dc.subjectGravura--Exposiçãopt_PT
dc.subjectGravura--Técnicas de Impressãopt_PT
dc.titleA new life after a treept_PT
dc.typeFolha de Salapt_PT
dc.rights.holderFaculdade de Belas Artes da Universidade do Porto-
Appears in Collections:Folhas de Sala

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