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https://hdl.handle.net/10405/57634
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto | - |
dc.contributor.other | Novais, Márcia, design | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-28T16:46:17Z | - |
dc.date.available | 2020-02-28T16:46:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10405/57634 | - |
dc.description | Uma nova vida depois de ser árvore é um projeto artístico organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), i2ADS, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), a Associação Portuguesa das Camélias e a Matriz - Associação de Gravura do Porto e com o apoio da Japan Foundation. Artistas de diferentes geografias como o Japão, a Bélgica, a Polónia, a Letónia e Portugal foram convidados a trabalhar fragmentos de árvore de camélia. Apesar de não se conhecerem provas documentais que testemunham a chegada das plantas de tsubaki a Portugal, no Norte a camélia é conhecida como japoneira (árvore do Japão). No século XIX torna-se um dos símbolos da cidade do Porto (Cidade das Camélias) e foi disseminada pelos seus jardins e quintas de recreio, evidenciando a ligação cultural e simbólica à espécie Camellia. A queda natural, no decurso de uma tempestade, de um dos mais emblemáticos espécimes de camélia em Portugal, serviu de base para o desenvolvimento de um diálogo intercultural e transfronteiriço e foi a matriz do processo criativo, quer simbolicamente, quer formalmente, já que, através da reutilização dos seus ramos, a árvore continua o seu percurso numa outra vida. Fragmentos desta árvore centenária, foram enviados a artistas de Tóquio, de Antuérpia, de Katowice, de Riga e do Porto, reencontrando-se agora na Exposição do Museu Nacional de Soares dos Reis e do Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Através de uma visão poética, o projeto procura pensar a relação ética com a natureza, a condição transnacional das ações humanas, e o reconhecimento pictórico e artístico de processos ancestrais e transversais, como a gravura a topo. O projeto artístico envolve artistas, professores, investigadores e estudantes de quatro escolas de arte e tal como uma árvore, desenvolve múltiplos frutos como o seminário Modos de editar: herança e renovação. A genealogia de um jardim, workshop de xilogravura e duas exposições a decorrer na FBAUP (3 de Março a 13 março) e MNSR (28 de fevereiro a 13 de março). | pt_PT |
dc.format.extent | Tipografia utilizada: Suisse Int'l Book | - |
dc.format.medium | A5, Munken Lynx 200 gr | - |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | FBAUP | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | - |
dc.subject | Gravura--Exposição | pt_PT |
dc.subject | Gravura--Técnicas de Impressão | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto--Exposições | - |
dc.title | A new life after a tree | pt_PT |
dc.title.alternative | Uma vida nova depois de ser árvore | - |
dc.type | Convite | pt_PT |
dc.rights.holder | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto | - |
Appears in Collections: | BDACom - Convites |
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File | Description | Size | Format | |
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convite_a new life after a tree.pdf | high res | 495.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
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