Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/57632
Author(s): | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto |
Contributor(s): | Novais, Márcia, design |
Title: | Um Ponto de Situação |
Publisher: | FBAUP |
Issue Date: | 2020-01 |
Description: | A especialização em Escultura do Mestrado em Artes Plásticas (MAP) oferecido pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) é lugar de experimentação e maturação de conhecimentos centrado no apoio às investigações dos estudantes que requerem, na sua formulação, uma consciência sólida sobre a abordagem do espaço e da tridimensionalidade em Artes Plásticas. Por indissociabilidade desta especialidade a um todo complexo relacionado com o Campo Escultórico, são basilares conhecimentos e contingências de exploração consciente, bem como as implicações Espectador/Fruidor aliadas à Acção Comunicante das Concretizações Plásticas. Na área de Conhecimento em Escultura trabalhamos com orientação tutorial que envolve um grupo de docentes especialistas, mas que promove igualmente contactos com outros artistas e docentes convidados (internos e externos à FBAUP) para além de uma equipa técnica especializada. Acrescenta-se ainda a diversidade de experiências em espaços comuns de trabalho em grupo, incluindo quer o estúdio/atelier, como residências e workshops que promovem o diálogo e a partilha no sentido do enriquecimento individual e coletivo. O Estúdio de Escultura, Unidade Curricular anual do 1º ano do MAP, centraliza a sua acção na coordenação, orientação e apoio ao desenvolvimento e consolidação do projecto/ plano individual de cada estudante, assente numa dinâmica e diversidade de tipologia de aulas frutífera ao processo ensino-aprendizagem e partindo de pressupostos e conceitos que estruturam e definem os amplos, mas elucidativos territórios da Escultura. Sumariamente podemos circunscrever noções de Corpo e Matéria, no Tempo e no Espaço físico da Tridimensionalidade em Artes Plásticas. No campo escultórico são basilares os conhecimentos e possibilidades de exploração das relações Espaço/Tempo, Matéria, Volume, Escala, Dimensão, Composição, Perenidade/Efemeridade, Corpo/Pensamento/Acção com contágios profícuos oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, com enquadramento e contextualização cultural, sociológica e espácio temporal. Pelas suas diversas vertentes ou variantes, esquemas ou estruturas conceptuais, promovem-se diálogos e articulações entre os meios, matérias, ferramentas e estruturas compositivas potenciadoras da investigação e criação partindo dos anseios, questões, intuições dos estudantes, ainda em construção, consolidando a sua práxis artística e a investigação fundamentada em Escultura nas suas vertentes e variantes: Objecto, Instalação, Acção, Intervenção, incluindo variantes de investigação em procedimentos tecnológicos, matéricos e ferramentais. Trabalhar e debater temas/assuntos balizados pelos campos de ação desta área, tratando dos processos, procedimentos e resultados aliados à expansibilidade das dinâmicas de exploração formal e conceptual que diversificam a articulação dos saberes teóricos e a práxis, permite um entendimento da diversidade de universos conceptuais de cada plano individual. Com vocação intrínseca para a tridimensionalidade, acção e envolvência do Espaço/Tempo, e do Corpo/Matéria, prevê-se uma abrangência e abertura a múltiplos processos e resultados – se entendermos distintos os universos conceptuais de cada projecto artístico e/ou técnico-artístico - numa perspectiva de formação alargada, mas avançada dos nossos estudantes nesta área central do conhecimento em Arte. Na Mostra Curricular UmPontodeSituação19|20, podemos fruir de exercícios dos estudantes, Isabel Dores, Pilar Mackenna, Letícia Maia, Clarice Cunha, Manuel Marcelo e Rui Mota com formações, experiência e origens distintas, bem como temas, questões, preocupações e valias diferentes que potenciam a diversidade desta mostra que expõe algumas das experiências concretizadas plasticamente e desenvolvidas durante o 1º semestre deste ano lectivo, decorrentes dos seus planos individuais de trabalho com estruturas, dinâmicas e pressupostos diversos. Do mesmo modo faremos um breve percurso pela FBAUP, iniciado na Galeria da Cozinha e Edifício Central terminando na sala de Estúdio, Pavilhão de Escultura - o local onde permanecemos grande parte do ano lectivo. Pretende-se que esta iniciativa sirva particularmente aos estudantes, no enriquecimento e ensaio dos seus processos, à maturidade e autonomia consistente dos seus planos e projectos de investigação, ao contacto com os seus pares e com a comunidade da FBAUP. Um primeiro ponto de situação… apenas mas não só… Rute Rosas Regente e Docente da UC Estúdio em Escultura, Membro da Comissão Científica do MAP, Professora Auxiliar Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. FBAUP PhD Teacher Membro Integrado CITCEM, Membro Colaborador I2ADS, Artista Plástica - Escultora |
Subject: | Exposição--Escultura |
Document Type: | Folha de Sala |
Rights: | Sem restrições de acesso |
Appears in Collections: | Folhas de Sala |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
folha de sala.pdf | 56.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.