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https://hdl.handle.net/10405/32969
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Costa, Tomás Figueiredo de Araújo | pt_PT |
dc.coverage.spatial | Porto | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 19 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T11:16:35Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T11:16:35Z | - |
dc.date.issued | 1884 | pt_PT |
dc.identifier | 99.Esc.91 | pt_PT |
dc.identifier.other | Arrecadação | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32969 | - |
dc.format | Escultura\Gesso | pt_PT |
dc.format | Gesso | pt_PT |
dc.format.medium | Razoável | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.subject | Escultura\Figura\Masculina | pt_PT |
dc.title | Catão preparando-se para o suicidio | pt_PT |
dc.type | Escultura | pt_PT |
dc.rights.holder | Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto | pt_PT |
dc.collection | Produção artística escolar | pt_PT |
dc.provenance | AFBAUP, 129 - Correspondência saída para o Governo 23 de Março de 1885 Fl.57 "Tenho a honra de remeter a V. Ex.ª cópia da acta da sessão de conferência geral de 14 do presente mês, em que esta Academia votou sobre o mérito absoluto e relativo dos três candidatos ao lugar de pensionário do Estado da classe de Escultura. ( ) todos três foram aprovados em mérito absoluto, Tomás Figueiredo d'Araújo Costa e António Teixeira Lopes por unanimidade, e António Molarinho da Costa Ramos por maioria; e que na votação sobre o mérito relativo, obteve Tomás Costa cinco votos a favor e dois contra, Teixeira Lopes dois a favor e cinco contra, e António Molarinho sete contra ( ). Em consequência desta votação tem esta conferência geral a honra de propor para a pensão de escultura o candidato Tomás Figueiredo d'Araújo Costa. Conformando-me com esta indicação que me parece justa, só lamento que não possam ser contemplados os outros dois candidatos que ficaram inferiores em mérito relativo, e neste mesmo sentimento sou acompanhado pela Conferência. ( )" Fl.57v-59 "Relatório de todos os factos e circunstâncias que ocorreram durante a execução das provas de concurso ao lugar de pensionário do Estado na classe de escultura, em conformidade com o programa respectivo, publicado no Diário do Governo de 16 de Julho de 1884, n.º 158. ( ) anunciou-se que as duas primeiras provas começariam no dia 15; e com efeito neste dia à 9 ½ horas da manhã (...). Chamados os três concorrentes, António Molarinho da Costa Ramos, Tomás Figueiredo de Araújo Costa e António Teixeira Lopes, recomendou-se-lhes que fixassem bem a posição do modelo, pois havia de ser copiado em desenho por todos sucessivamente e do mesmo ponto de vista. Depois disto tiraram à sorte o número que devia indicar aquele que primeiro havia de começar a respectiva prova, e saiu o número um ao concorrente António Teixeira Lopes. Passou-se em seguida ao gabinete do professor de pintura para aí escolher o que devia constituir a segunda prova, isto é, a cabeça de expressão pelo modelo vivo: escolhida ela, foram introduzidos os concorrentes, a fim de ficarem todos sabendo a posição da cabeça e ombros que devia ser igual para todos; e tirando á sorte quem havia de começar esta prova, caiu o número um ao concorrente Tomás Costa. ( ), e o concorrente Tomás Costa entregou modelada em barro a segunda prova no dia 23, dando-se-lhe o dia 24 para molda-la em gesso. ( ) ( ) O concorrente Tomás Costa começou a primeira prova no dia 29 de Outubro e entregou-a assinada no dia 5 de Novembro. ( ) (...) anunciando-se em seguida que os candidatos se apresentassem no dia 20 [Dezembro] às oito horas da manhã. Compareceram efectivamente neste dia e hora, e foram-lhes lidos os seis pontos, que previamente haviam sido escolhidos. Lançados depois numa urna e revolvidos, foi pelo candidato que primeiro havia dado o seu nome ao concurso extraído o seguinte "Catão preparando-se para o suicídio". (...) Recomendou-se-lhes que, feito em barro o esboço do assunto, deviam depois fazer um esquiço a lápis e assiná-lo para que, no caso de se quebrar ou inutilizar aquele, pudesse este servir para a verificação de se não terem afastado das linhas gerais no trabalho definitivo; que este trabalho não podia começar senão depois de férias, isto é, no dia 7 do seguinte mês de Janeiro; que cada um deles devia escolher o modelo, e que a Academia punha à sua disposição a quantia de treze mil e quinhentos reis a cada um para despesas com o dito modelo. Com efeito, no dia 7 de Janeiro, compareceram todos os candidatos com os competentes homens modelos, e entraram para os seus respectivos gabinetes, ficando cada um com o esboço em barro que do assunto havia feito no espaço de oito horas no dia 20 de Dezembro último, e guardando o júri preparatório o respectivo esquiço a lápis. Quarenta dias úteis após, isto é, no dia 24 de Fevereiro deram por pronta esta última prova. Reunindo nesse dia o júri preparatório e examinado o trabalho de todos os concorrentes, foram estes autorizados a moldá-la em gesso, ficando esta operação ultimada sem inconveniente algum no dia 3 do presente mês de Março. Foram depois reunidas todas as provas e conduzidas para o Ateneu D. Pedro, onde foram colocadas convenientemente, e expostas ao público por espaço de oito dias sucessivos na conformidade do respectivo programa.(...)". | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.accrual.method | Provas\Concurso pensionista | pt_PT |
dc.accrual.periodicity | 1884 | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Produção Artística Escolar |
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