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https://hdl.handle.net/10405/32918
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Oliveira, João Marques da Silva | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 19 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T11:16:26Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T11:16:26Z | - |
dc.date.issued | 1882 | pt_PT |
dc.identifier | 98.Des.195 | pt_PT |
dc.identifier.other | Gabinete de Desenho - gaveta 10. Estava na gaveta 16, passou para a gaveta 10, devido ao acondicionamento em passe-partout | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32918 | - |
dc.format | Carvão\Crayon negro\sobre papel | pt_PT |
dc.format | Carvão | pt_PT |
dc.format | Crayon\negro | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format.medium | Mau - Suporte muito acastanhado, com várias manchas de humidade. Rasgões e faltas de suporte nas margens. Papel ligeiramente ondulado. | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.subject | Desenho\Estudo\Composição | pt_PT |
dc.subject | Desenho\Estudo\Composição\A Pesca Milagrosa | pt_PT |
dc.title | A pesca milagrosa | pt_PT |
dc.type | Desenho | pt_PT |
dc.rights.holder | Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto | pt_PT |
dc.collection | Produção artística escolar | pt_PT |
dc.provenance | Estudo de composição para a terceira, e principal prova do concurso para o provimento do lugar de professor de Desenho Histórico. Segundo o programa do concurso enviado ao Ministro do Reino, em 21 de Dezembro de 1881, as provas do concurso seriam as seguintes: 1.º- Um estudo pelo antigo executado em 5 sessões de 3 horas cada ( ficha inv. n.º 98.1.197); 2.º Uma academia desenhada pelo modelo vivo, executada em 6 sessões de 3 horas (ficha inv. 98.1.196); 3ª - Uma composição histórica. Esta última prova prática (a ultima prova era de carácter teórico, uma dissertação sobre um tema ligado ao desenho), consistia na realização de um esboço de um assunto de história sagrada, profana ou mitológica, sorteado pelo júri. Este deveria ser executado em 8 horas, passadas as quais os esboços seriam recolhidos e selados com o selo da Academia. No dia seguinte, os candidatos teriam de tirar do respectivo esboço um lucido em papel vegetal, a simples contorno. Os lucidos serviriam de guia na execução do desenho definitivo, estando os candidatos obrigados a seguir as linhas gerais da composição do esboço, sob pena de exclusão do concurso. O desenho definitivo deveria ser executado num cartão de 1,10m x 1,60m, sendo o prazo de execução 60 dias úteis a 6 horas por dia. Finalizado o prazo os cartões e respectivos lúcidos teriam que ser entregues ao secretário do júri, assinados no reverso pelos seus autores. (AFBAUP n.º 128, fol. 138v-140). Em Agosto de 1882 findava o processo de avaliação dos candidatos. Na correspondência enviada ao Ministro do Reino sobre este assunto, em 26 de Agosto de 1882, era o processo detalhadamente contado: "(...) no dia 18 [de Abril] se reuniu o júri preparatório na aula de modelo vivo para escolher a acção, e no dia seguinte compareceu o candidato João Marques da Silva Oliveira que começou a primeira prova (estudo pelo antigo) (...). No dia 26 principiou à mesma hora a segunda prova (estudo pelo modelo vivo) (...) Tratou-se em seguida de preparar no Ateneu D. Pedro um só gabinete para a execução da terceira e quarta prova, por isso que o candidato Caetano Moreira da Costa Lima, continuava doente, e por isso impossibilitado de concorrer. No dia 9 de Maio, reunidoo júri e o candidato Marques de Oliveira, lidos pelo secretário, enrolados e lançados na urna os seis seguintes assuntos: Juízo de Salomão - Dalila e Sansão - a Flagelação - o Bom Samaritano - a Pesca Milagrosa - e Euriclêa reconhecendo Ulisses; foi pelo mencionado concorrente extraído o assunto da Pesca Milagrosa. Foi em seguida introduzido no referido gabinete às onze e meia da manhã, declarando-se-lhe que podia estar até às sete e e meia da tarde, por isso que segundo o programa tinha oito horas para a execução do esboço do assunto: às cinco da tarde desse dia o candidato entregou o dito esboço, que foi em seguida selado com o selo da Academia, começando nesse dia a contar-se os sessenta dias úteis para o desenho definitivo em conformidade do programa. Tendo completadoos sessenta dias úteis para o desenho definitivo em conformidade do programa. Tendo completado os sessenta dias úteis no dia 8 de Agosto, tratou o júri de proceder aos arranjos necessários para a exposição de toadas as provas pelo espaço de oito dias.- No entanto, depois de prévio aviso, compareceu no dia 16 o candidato Oliveira, às dez horas da manhã, e sendo-lhe lidos pelo secretário os seis pontos que haviam já sido escolhidos pelo júri, enrolados e lançados na urna, foi pelo dito candidato extraído o seguinte: Dissertação sobre a importância do Desenho (...) A BAUP n.º 129 | pt_PT |
dc.provenance | Esboço para o estudo da composição com o nº de inventário 98.1.208 (ver também 98.1.207) Medida da mancha 0,48 x 0,34 Medida exterior do papel 0,58 x 0,45". | pt_PT |
dc.text | Marques de Oliveira | pt_PT |
dc.text | Corrêa Prezidente do jury | pt_PT |
dc.text | 12 - 58/45/2 | pt_PT |
dc.text | Escola de Belas Artes do Porto | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.accrual.method | Provas\Concurso professor | pt_PT |
dc.references | Henrique Pousão no primeiro centenário da sua morte 523 Catálogo raisonnés | pt_PT |
dc.references | Desenhos do Séc. XIX 516 Catálogo raisonnés | pt_PT |
dc.accrual.periodicity | 1882 | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Produção Artística Escolar |
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