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https://hdl.handle.net/10405/32839
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pereira, Raúl Maria | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 20 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T11:16:10Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T11:16:10Z | - |
dc.date.issued | 1902 | pt_PT |
dc.identifier | 98.Des.240 | pt_PT |
dc.identifier.other | Gabinete de Desenho - gaveta 16 | pt_PT |
dc.identifier.other | Gabinete Desenho - gaveta 11 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32839 | - |
dc.format | Grafite\sobre papel | pt_PT |
dc.format | Grafite | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format.medium | Bom - Trata-se de um papel com vergaturas, pontusais e marca de água, característico de um papel manufacturado. O papel apresenta diferentes tons de amarelecimento por ter estado guardado em contacto com diferente tipos de papel. A existência de poeiras, para além de desfigurar o desenho, são também responsáveis por futuras reações de degradação no papel. As margens são irregulares e encontram-se fragilizadas. Na parte superior tem duas perfurações em cada lado. Ausência de papel no canto inferior esquerdo, estando o direito dobrado, ficou protegido do processo de degradação. | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.subject | Desenho\Estudo\Composição | pt_PT |
dc.title | Vénus magoada por ver Adónis morto por um javali | pt_PT |
dc.type | Desenho | pt_PT |
dc.rights.holder | Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto | pt_PT |
dc.collection | Produção artística escolar | pt_PT |
dc.provenance | Terceira prova do concurso para um lugar de pensionista do Estado na classe de pintura histórica., aberto no final do ano de 1901 (ficha do material de arquivo n.º 152). "(...) Relatório de tudo ocorrido durante as provas do concurso ao lugar de pensionista do estado na classe de Pintura histórica, cujo programa foi publicado no Diário do Governo n.º 295 de 30 de Dezembro de 1901 (...) Ficaram prevenidos os concorrentes de que a 3ª prova, esboço de um assunto de composição, tirado à sorte, e desenhado em oito horas seguidas, principiaria na seguinte 2ª feira 3 de Março às 9 horas da manhã. Para este fim haviam sido escolhidas pelo júri quatro salas, para os concorrentes estarem isolados em cada uma. (...) O júri havia também de antemão escolhido os seguintes pontos para serem tirados à sorte - N.º 1 O Filho pródigo no acto de ser abraçado pelo pai - N.º 2 Vénus magoada por ver Adónis morto por um javali - N.º 3 O Bom Samaritano - N.º 4 Job rodeado dos seus três amigos insultado por sua mulher -N.º 5 Anachias aos ombros de seu filho Êneas - N.º 6 Eurycheia reconhecendo Ulisses (...) Lidos depois os seis pontos mencionados (...) é o seguinte Vénus magoada por ver Adónis morto por um javali. Em seguida o Secretário leu na Mithologia de Ménard o assumpto mais amplamente explicado, do qual tiraram apontamentos. Depois foi distribuída a cada um dos concorrentes meia folha de papel Ingres , selada e rubricada pelo Secretário para nele desenharem o esboceto, papel vegetal para tirarem um lucido à vista do qual executariam nos quatro dias seguintes este esboço pintado a óleo (...) Concluidas estas formalidades cada um dos concorrentes entrou para o gabinete que lhe coube em sorte (...) Estes esboços foram guardados pelo Secretário. Os dias 4,5 e 6 eram destinados para a pintura do esboceto, para execução do qual tinham os concorrentes oito horas em cada um daqueles dias, podendo contudo se quisesssem, dispôr de menos tempo. Tendo-lhes sido entregue pelo Secretário as respectivas telas seladas e numeradas principiaram os concorrentes os trabalhos finais desta prova, que decorreu sem incidente algum. À uma hora da tarde do dia 7 entregaram os esbocetos pintados os Snrs. Acacio Lino e Constantino Sobral Fernandes, às duas e um quarto fez entrega do esboceto o Snr. Manuel José Teixeira e às quatro e meia o Snr. Raul Maria. (...) os concorrentes pediram para dar verniz nos dois primeiros trabalhos, o que fizeram na presença do Secretário e de mais um membro do júri. Depois de tudo isto se tratou da instalação na aula do Nu das provas de todos os concorrentes para no dia 8, em que se havia de reunir a conferência geral , serem examinados, e proceder-se à respectiva votação. (...) 7 de Março de 1902 (...)" [AFBAUP 132, fol. 52 - 55 Reunido o júri as provas foram eaxminadas eprocedeu-se à votação. Constantino Sobral Fernandes foi o eleito, mas não por maioria absoluta. (Ver ficha do material de arquivo n.º 154) | pt_PT |
dc.text | Brito | pt_PT |
dc.text | n.º 2 | pt_PT |
dc.text | Raúl Maria Pereira ? | pt_PT |
dc.text | n.º 2 | pt_PT |
dc.text | Academia Portuense de Bellas Artes | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.accrual.method | Provas\Concurso pensionista | pt_PT |
dc.accrual.periodicity | 1902 | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Produção Artística Escolar |
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