Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/32694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Maria Rosalina Faria de Moraispt_PT
dc.coverage.temporalSéc. 20pt_PT
dc.date.accessioned2012-06-19T11:15:32Z-
dc.date.available2012-06-19T11:15:32Z-
dc.date.issued1972pt_PT
dc.identifier99.Pint.798pt_PT
dc.identifier.otherGabinete de Desenhopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/32694-
dc.descriptionTrata-se de uma obra abstracta de formato quadrado, cujo fundo enuncia o mostrador de um relógio com marcação das horas XII III VI e IX. o fundo está pintado com tinta de esmalte sobre paltex. A composição apresenta várias linhas oblíquas paralelas, formas semi-circulares e duas rodas dentadas; sobre o fundo encontram-se coladas várias engrenagens de velhos relógios tais como: cordas, rodas dentadas, ponteiros, mostradores e aros de metal. Existem igualmente algumas tiras de cobre que estão coladas sobre a pintura. O vidro que cobre o quadro tem pintado um conjunto de linhas e circunferências que simulam um diagrama de engrenagem.pt_PT
dc.formatPintura\Tinta de esmalte\sobre platex - Com elementos de metal e de papel colados sobre a pintura e com vidro.pt_PT
dc.formatTinta de Esmaltept_PT
dc.formatTinta de Esmaltept_PT
dc.formatTinta de Esmaltept_PT
dc.formatPlatexpt_PT
dc.formatVidropt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.formatMetalpt_PT
dc.format.mediumRazoável - Support: good. Accumulation of dust and dirt on the back side. Paint layer: relatively good; some embedded dirt particles; dust and dirt; residues of discoloured glue; delamination of the paint layer due to the glued element on top. Reused elements: some 15 pieces came loose and are still present at the bottom of the framed painting between the front glass and the support. Being reused elements they have already old damages and rust and deterioration, mould stains. In addition they can also have new damages like dust and dirt or new oxidation and /or new scratches from dropping off. Frame: Good, some damages to the surface and the paint layer; slightly warped on top.pt_PT
dc.rightsSem restrições de acessopt_PT
dc.subjectPintura\Composição\Figurativapt_PT
dc.subjectTrabalho Escolar\Examept_PT
dc.titlePintura\Composiçãopt_PT
dc.typePinturapt_PT
dc.rights.holderFaculdade de Belas Artes Universidade do Portopt_PT
dc.collectionProdução artística escolarpt_PT
dc.provenanceA artista, Maria Rosalina Soares, referiu, no âmbito do trabalho realizado por Rui Prata, aluno do Curso de Mestrado Estudos Museológicos e Curadoriais, ano de 2007, que toda a sua obra pictórica é relaizada a tinta a óleo aplicada sobre esmalte, com excepção do trabalho final de curso que é inteiramente realizado com esmalte. Referiu ainda que todo o corpo de trabalho é figurativo com predominância da figura humana. Porém, num acto que confessou de rebeldia, decidiu aproximar-se do estudo de Marcel Duchamp (Grande Vidro) e do movimento dadaísta, tendo daí resultado a obra em questão. Quanto aos materiais e técnicas utilizadas, para além da tinta de esmalte, a autora recorreu ainda ao uso de tira-linhas para pintar as linhas sobre o vidro, cola araldite para fixar os diversoso elementos e fita-cola para traçar as linhas rectas.pt_PT
dc.subcommunityBDA Museupt_PT
dc.accrual.methodProdução artística escolar\Alunopt_PT
Appears in Collections:BDAmus - Produção Artística Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4343.jpg67.61 kBJPEGThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.