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https://hdl.handle.net/10405/32694
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Soares, Maria Rosalina Faria de Morais | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 20 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T11:15:32Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T11:15:32Z | - |
dc.date.issued | 1972 | pt_PT |
dc.identifier | 99.Pint.798 | pt_PT |
dc.identifier.other | Gabinete de Desenho | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32694 | - |
dc.description | Trata-se de uma obra abstracta de formato quadrado, cujo fundo enuncia o mostrador de um relógio com marcação das horas XII III VI e IX. o fundo está pintado com tinta de esmalte sobre paltex. A composição apresenta várias linhas oblíquas paralelas, formas semi-circulares e duas rodas dentadas; sobre o fundo encontram-se coladas várias engrenagens de velhos relógios tais como: cordas, rodas dentadas, ponteiros, mostradores e aros de metal. Existem igualmente algumas tiras de cobre que estão coladas sobre a pintura. O vidro que cobre o quadro tem pintado um conjunto de linhas e circunferências que simulam um diagrama de engrenagem. | pt_PT |
dc.format | Pintura\Tinta de esmalte\sobre platex - Com elementos de metal e de papel colados sobre a pintura e com vidro. | pt_PT |
dc.format | Tinta de Esmalte | pt_PT |
dc.format | Tinta de Esmalte | pt_PT |
dc.format | Tinta de Esmalte | pt_PT |
dc.format | Platex | pt_PT |
dc.format | Vidro | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format | Metal | pt_PT |
dc.format.medium | Razoável - Support: good. Accumulation of dust and dirt on the back side. Paint layer: relatively good; some embedded dirt particles; dust and dirt; residues of discoloured glue; delamination of the paint layer due to the glued element on top. Reused elements: some 15 pieces came loose and are still present at the bottom of the framed painting between the front glass and the support. Being reused elements they have already old damages and rust and deterioration, mould stains. In addition they can also have new damages like dust and dirt or new oxidation and /or new scratches from dropping off. Frame: Good, some damages to the surface and the paint layer; slightly warped on top. | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.subject | Pintura\Composição\Figurativa | pt_PT |
dc.subject | Trabalho Escolar\Exame | pt_PT |
dc.title | Pintura\Composição | pt_PT |
dc.type | Pintura | pt_PT |
dc.rights.holder | Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto | pt_PT |
dc.collection | Produção artística escolar | pt_PT |
dc.provenance | A artista, Maria Rosalina Soares, referiu, no âmbito do trabalho realizado por Rui Prata, aluno do Curso de Mestrado Estudos Museológicos e Curadoriais, ano de 2007, que toda a sua obra pictórica é relaizada a tinta a óleo aplicada sobre esmalte, com excepção do trabalho final de curso que é inteiramente realizado com esmalte. Referiu ainda que todo o corpo de trabalho é figurativo com predominância da figura humana. Porém, num acto que confessou de rebeldia, decidiu aproximar-se do estudo de Marcel Duchamp (Grande Vidro) e do movimento dadaísta, tendo daí resultado a obra em questão. Quanto aos materiais e técnicas utilizadas, para além da tinta de esmalte, a autora recorreu ainda ao uso de tira-linhas para pintar as linhas sobre o vidro, cola araldite para fixar os diversoso elementos e fita-cola para traçar as linhas rectas. | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.accrual.method | Produção artística escolar\Aluno | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Produção Artística Escolar |
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