Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/32120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBenaschi, Giovanni Battistapt_PT
dc.coverage.spatialItalianapt_PT
dc.coverage.temporalSéc. 17pt_PT
dc.date.accessioned2012-06-19T10:44:05Z-
dc.date.available2012-06-19T10:44:05Z-
dc.date.issued[16-?]pt_PT
dc.identifier99.Des.1183pt_PT
dc.identifier.otherGabinete Desenho - gaveta 20pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/32120-
dc.descriptionO tema do desenho, um grupo de cerca de 20 homens, nus e semi-nus, numa paisagem, ainda não foi identificado, mas poderá ser uma academia de filósofos na Grécia antiga, possivelmente a de Sócrates ou de Platão; sabe-se que ambos se dedicaram à instrução dos jovens. A reunião parece ser presidida por duas figuras, que estão sentadas, a meio da composição: à esquerda um jovem, que dirige o olhar para os companheiros desse lado da composição; e, à direita, um homem de barbas, com a cabeça apoiada na mão direita, olha para as figuras desse lado. As acções das outras figuras que participam na assembleia não são muito claras.pt_PT
dc.formatPincel\aguada castanha clara\com toques de pedra negrapt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPedrapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.format.mediumRazoável - Desenho colado numa cartolina, com moldura pintada a preto, que por sua vez já esteve colada num outro suporte, como se pode verificar pelos vestígios de cola e pela ausência de suporte nos cantos superiores do verso. A cartolina tem um vinco vertical, no lado esquerdo, mas que só é visível pelo verso e, está mais amarelecida na zona onde está colado o desenho; nos cantos superiores, são visíveis manchas provocadas pela cola. O desenho apresenta dois vincos verticais a meio; na margem superior é visível uma mancha de humidade e ausência de suporte, provocada pelo ataque do bicho, assim como na margem lateral esquerda, parte superior; na margem inferior, canto e zona dos vincos também há ausências de suporte.pt_PT
dc.rightsSem restrições de acessopt_PT
dc.titleComposição não identificada com homens nus sentados e de pé, numa paisagempt_PT
dc.typeDesenhopt_PT
dc.rights.holderFaculdade de Belas Artes Universidade do Portopt_PT
dc.collectionDesenhos de Mestres Antigospt_PT
dc.provenancePhilip Pouncey parece ter sido o primeiro a sugerir a atribuição desta elegante folha a Giovanni Battista Beinaschi (opinião citada por Teresa Viana em Porto 1987, n.º 4). Na verdade, ela é um exemplo característico do arrojado estilo de desenho de Beinaschi, que só há relativamente pouco tempo foi distinguido do de Giovanni Lanfranco (cf.), um artista por cuja obra ele foi directamente influenciado. Turner, 2000, pp. 132-133pt_PT
dc.textAndrea Sacchipt_PT
dc.textN. 57pt_PT
dc.text42 x 26pt_PT
dc.textIlegívelpt_PT
dc.text73pt_PT
dc.textLetra S inscrita num círculo dentado.pt_PT
dc.textEscola de Belas Artes do Portopt_PT
dc.subcommunityBDA Museupt_PT
dc.referencesDesenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposiçãopt_PT
dc.eventDesenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002pt_PT
Appears in Collections:BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1717.jpg4.66 kBJPEGThumbnail
View/Open
3781.jpg5.81 kBJPEGThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.