Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/32112
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carraci, Ludovico | pt_PT |
dc.coverage.spatial | Italiana | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 15 - 16 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T10:44:04Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T10:44:04Z | - |
dc.date.issued | [14-?/15-?] | pt_PT |
dc.identifier | 99.Des.1195 | pt_PT |
dc.identifier.other | Gabinete Desenho - gaveta 18 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32112 | - |
dc.description | Rinaldo e Armida, os dois amantes aqui retratados, são personagens da Gerusalemme liberata, o poema épico de Torquato Tasso publicado em 1581. Rinaldo está de costas para o observador, de frente para Armida, segurando um espelho com a mão direita. Armida, de frente, tem ambos os braços levantados, porque está a mexer no cabelo. Ambos estão sentados no chão com as pernas para a esquerda. | pt_PT |
dc.format | Pincel\aguada castanha e cinzenta clara\com toques de pena a tinta castanha | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Papel de cor | pt_PT |
dc.format | Papel de cor | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format.medium | Bom - Desenho colado numa cartolina com moldura pintada a preto e, com duas tiras de papel coladas, uma dourada e outra verde clara. A cartolina já esteve colada num outro suporte, como se pode ver pelos vestígios de cola e ausência de suporte, nos cantos superiores do verso. A cartolina apresenta um rasgão no canto superior esquerdo e um desgaste do suporte na margem inferior, parece ter sido raspado, e no verso é visível que está mais amarelecida nas margens. O desenho apresenta um vinco vertical no lado esquerdo; na parte superior, ao pé do laço que está na cabeça da figura feminina, é visível uma mancha castanha, que parece resultar da oxidação de partículas ferruginosas, também sobre o vestido, são visíveis manchas castanhas; pontualmente, em todo o desenho, observa-se a existência de pequeninas partículas ferruginosas; na parte inferior, lado direito, tem vestígios de tinta amarela. | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.subject | Desenho\Mestres\Antigos | pt_PT |
dc.title | Rinaldo e Armida | pt_PT |
dc.type | Desenho | pt_PT |
dc.rights.holder | Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto | pt_PT |
dc.collection | Desenhos de Mestres Antigos | pt_PT |
dc.provenance | Atribuido a Pietro Faccini até 2004. Ver Autorias. Este desenho, recentemente descoberto, é um excelente exemplar da fluidez no tratamento das aguadas e traço, bem como da maneira sensual e sensível, do pintor e desenhador bolonhês Pietro Faccini. Gerusalemme liberata, é um relato idealizado da conquista de Jerusalém pelos Cristão em 1099, durante a primeira cruzada, A presente cena localiza-se nas "Ilhas dos Bem-Aventurados" (Canto XVI, 20-23), onde Rinaldo, o príncipe cristão, tem um encontro amoroso com armida, a encantadora feiticeira virgem enviada por Satanás para o perder, e aos seus companheiros, ajudando assim a causa dos aliados de Satanás, os Sarracenos. Como seria de esperar, ela desvia Rinaldo do seu objectivo, enfraquecendo as forças cristãs. As aguadas delicadíssimas, elegantemente moduladas, são justpostas a áreas não pintadas, proporcionando ao conjunto uma extraordinária luminosidade. A par das curvas e traços a aguada clara, castanha dourada, e de manchas das sombras, temos pormenores lenta e cuidadosamente trabalhados à pena, nomeadamente nas mãos e no cabelo de Armida (...). Turner, 2000, pp. 84-85 | pt_PT |
dc.text | Sem atribuição | pt_PT |
dc.text | N. 86 | pt_PT |
dc.text | 25,5 x 22,5 | pt_PT |
dc.text | 20 | pt_PT |
dc.text | CG, inscritos num círculo | pt_PT |
dc.text | Escola de Belas Artes do Porto | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.references | Desenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposição | pt_PT |
dc.event | Desenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002 | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2663.jpg | 5.13 kB | JPEG | View/Open | |
2375.jpg | 8.77 kB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.