Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/32106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAspertini, Amicopt_PT
dc.coverage.spatialItalianapt_PT
dc.coverage.temporalSéc. 16pt_PT
dc.date.accessioned2012-06-19T10:44:02Z-
dc.date.available2012-06-19T10:44:02Z-
dc.date.issued1515 - 1520pt_PT
dc.identifier99.Des.1175pt_PT
dc.identifier.otherGabinete Desenhopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/32106-
dc.descriptionTrês cadáveres, um está deitado sobre um bloco de pedra, de peito para cima, com a cabeça para o lado esquerdo e os pés para a direita (do observador). A cabeça está fora, inclinada para trás, o braço direito está tombado, com as costas da mão pousadas no chão, tem a perna direita flectida e o pé poisado na coxa direita do corpo do meio, que está no chão, como que sentado, embora esteja sustentado pela perna direita daquele que está no bloco. Este corpo do meio tem as pernas estendidas mas cruzadas, a direita sobre a esquerda e o tronco torcido na direcção do bloco. O terceiro corpo está estendido no chão, entre os outros dois, com as pernas para o lado esquerdo, junto ao bloco de pedra, e a cabeça para a direita, e o braço esquerdo sobre a barriga. Atrás, do bloco está um pano verde, como que erguido para revelar os três cadáveres.pt_PT
dc.formatPena\Tinta castanha\tinta opaca amarela e verde, sobre pergaminhopt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatTinta\opacapt_PT
dc.formatPergaminhopt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.format.mediumMau - Desenho colado numa cartolina verde clara, com moldura pintada a preto, que já esteve colada num suporte de madeira, como se pode verificar pelos vestígios de madeira e de cola nos cantos superiores do verso. O desenho, em pergaminho, foi anteriormente, cortado na vertical e depois colado, pois é visível uma sobreposição das duas partes. È visível a oxidação de partículas ferruginosas e a presença de excrementos. A tinta está desaparecer em algumas partes e há um desgaste do suporte à superfície, resultante do ataque do bicho. No lado esquerdo há algumas manchas castanhas, talvez do envelhecimento da cola e, do lado direito outras esverdeadas, que parecem resultar do facto do desenho ter algo (papel) colado no verso. O desenho não assenta totalmente na horizontal, porque tem uma ondulação côncava, que faz com que os cantos fiquem suspensos.pt_PT
dc.rightsSem restrições de acessopt_PT
dc.subjectDesenho\Mestres\Antigospt_PT
dc.titleTrês cadáveres, um deles sobre um bloco de pedrapt_PT
dc.typeDesenhopt_PT
dc.rights.holderFaculdade de Belas Artes Universidade do Portopt_PT
dc.collectionDesenhos de Mestres Antigospt_PT
dc.provenance"Como afirmava Teresa Viana no catálogo da exposição de 1987, Anna Forlani Tempesti foia primeira autora a propor a atribuição a Aspertini. O doentio matiz amarelado que dá cor à maior parte desta folha inquietante só é atenuado pelo verde vivo do pano enrolado, erguido para revelar os três cadáveres. (...) há uma certa semelhança entre a pose do cadáver deitado sobre o bloco de pedra e a do corpo decapitado de um dos santos que se vêem em primeiro plano no fresco de Aspertini do Enterro dos SS Valeriano e Tibúrcio, pintado em 1505-06 no Oratório de Stª Cecília em S. Giacomo Maggiore, Bolonha. (...) O suporte, pergaminho, é curiosamente arcaízante, mas a execução do desenho propriamente dito tem um estilo avançado." Turner, 2000, pp. 22-23pt_PT
dc.textandrea Sachijpt_PT
dc.textEscola de Belas Artes do Portopt_PT
dc.subcommunityBDA Museupt_PT
dc.referencesDesenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposiçãopt_PT
dc.eventDesenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002pt_PT
Appears in Collections:BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1722.jpg3.05 kBJPEGThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.