Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/32100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCaravaggio, Polidoro dapt_PT
dc.coverage.spatialItalianapt_PT
dc.coverage.temporalSéc. 16pt_PT
dc.date.accessioned2012-06-19T10:44:01Z-
dc.date.available2012-06-19T10:44:01Z-
dc.date.issued[15-?]pt_PT
dc.identifier99.Des.1176pt_PT
dc.identifier.otherGabinete Desenhopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/32100-
dc.descriptionEstudo preparatório para o quadro de altar desaparecido de Polidoro, com a "Madonna delle Grazie". A Virgem está ao centro com os braços abertos e o Menino sentado no ventre, que tem o joelho esquerdo flectido, onde está pousado um livro aberto. Tanto a Virgem como o Menino olham para a esquerda e para baixo para figuras nuas em posição de oração ou de penitência. Do lado esquerdo também estão dois anjos, um atrás da Virgem e outro no canto inferior direito, que tem o braço esquerdo estendido apontando na direcção da Virgem. No canto inferior direito está outro anjo que olha para baixo. Observado à contraluz, distinguem-se uma série de esboços desenhados no verso, a cabeça e os ombros de um rapaz (?); cabeça e ombros de mulher jovem (?).pt_PT
dc.formatPena\Tinta castanha\Aguada castanha\sobre lápis negropt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPedrapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.format.mediumBom - Desenho colado numa cartolina com moldura pintada a verde claro e a preto, que já esteve colada num suporte de madeira, como se pode verificar pelos vestígios de madeira e de cola nos cantos superiores do verso. A margem lateral, da cartolina apresenta uma ligeira ondulação, e tem um rasgão no canto superior direito. No verso é visível um maior amarelecimento do suporte, nas margens, ou seja, onde o desenho não está colado. O desenho está em muito bom estado, ligeiramente sujo e amarelecido.pt_PT
dc.rightsSem restrições de acessopt_PT
dc.subjectDesenho\Mestres\Antigospt_PT
dc.titleVirgem com o Menino em glória com Anjos e Almas do Purgatóriopt_PT
dc.typeDesenhopt_PT
dc.rights.holderFaculdade de Belas Artes Universidade do Portopt_PT
dc.collectionDesenhos de Mestres Antigospt_PT
dc.provenancePhilip Pouncey foi o primeiro a sugerir a atribuição desta bela e pouco conhecida folha a Polidoro da Caravaggio. Trat-se de um estudo preparatório para o quadro de altar desaparecido de Polidoro, com a "Madonna dele Grazie", para Stª Maria delle Grazie alla Peschiera, Nápoles, que era a aigreja dedicada aos pescadores e vendedores de peixe da cidade, e que já foi demolida. Esta segunda pintura de Polidoro para a igreja, foi executada em 1527-8, pouco depois da sua fuga de roma e durante a sua viagem para Mesina, no Sul. (...) É de salientar que a composição aqui abordada não deve ser confundida com a da Madonna delle Grazie com S. Pedro e Stº André Intercedendo pelas Almas do Purgatório, pintura encomendada a Polidoro para o altar-mor da mesma igreja, executada algum tempo antes (...)" Turner, 2000, pp. 28-29pt_PT
dc.textScola Fiorentinapt_PT
dc.text11pt_PT
dc.textatribuido a Scola Fiorentinapt_PT
dc.textN.12pt_PT
dc.text20,7 x 15,4pt_PT
dc.textCG inscritos num círculopt_PT
dc.textEscola de Belas Artes do Portopt_PT
dc.subcommunityBDA Museupt_PT
dc.referencesDesenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposiçãopt_PT
dc.eventDesenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002pt_PT
Appears in Collections:BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1723.jpg3.43 kBJPEGThumbnail
View/Open
3757.jpg5.88 kBJPEGThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.