Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/32097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFranco, Battistapt_PT
dc.coverage.spatialItalianapt_PT
dc.coverage.temporalSéc. 16pt_PT
dc.date.accessioned2012-06-19T10:44:00Z-
dc.date.available2012-06-19T10:44:00Z-
dc.date.issued[15-?]pt_PT
dc.identifier99.Des.1179pt_PT
dc.identifier.otherGabinete Desenho - gaveta 20pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/32097-
dc.descriptionDesenho em forma circular, embora recortado no lado direito, pela cercadura. Ao centro, está Eneias fugindo de Tróia, com o seu pai, Anquises, nos ombros e, acompanhado, à esquerda, pelo filho Ascânio. Atrás deles, avista-se a cidade em chamas, e à direita (do observador), uma figura feminina, a mulher de Eneias, voltada para trás com os braços no ar. A cercadura, apenas existente à esquerda, está decorada com putti nus entrelaçados, na base tem uma cartela ornamentada com volutas e uma máscara a grottesco, e, em cima, outra cartela mais pequena e invertida.pt_PT
dc.formatPena\tinta castanhapt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatEstiletept_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.format.mediumRazoável - Desenho colado numa cartolina com moldura pintada a preto, que já esteve colada num suporte de madeira, como se pode verificar pelos vestígios de cola e de madeira, nos cantos superiores do verso. Os cantos superior e inferior, do lado direito, da cartolina têm ausência de suporte. Mais amarelecida, no verso, na zona onde está colado o desenho. O desenho está muito sujo e apresenta algumas manchas castanhas, resultantes da oxidação de partículas ferruginosas; tem um vinco a meio, na vertical; duas perfurações e duas fissuras, nas margens, que foram unidas aquando da colagem do desenho na cartolina. A tinta está a desaparecer.pt_PT
dc.rightsSem restrições de acessopt_PT
dc.subjectDesenho\Mestres\Antigospt_PT
dc.titleEneias, Anquises e Ascânio fugindo da cidade de Tróia em chamaspt_PT
dc.typeDesenhopt_PT
dc.rights.holderFaculdade de Belas Artes Universidade do Portopt_PT
dc.collectionDesenhos de Mestres Antigospt_PT
dc.provenanceA atribuição a Franco foi proposta por Philip Pouncey, que também sugeriu que o desenho seria para a decoração de uma peça de majólica. tal como a folha anterior (Inv. N.º 99.1.1178), está relacionado com um dos pratos de um serviço que apresenta cenas da Guerra de Tróia, do qual um exemplar, mais uma vez da oficina de Orazio Fontana, se conserva em Urbino (Clifford e Mallet 1976, fig. 78). Turner, 2000, pp. 40-41pt_PT
dc.textScola di Raphaellept_PT
dc.text44pt_PT
dc.textN.15pt_PT
dc.textIlegívelpt_PT
dc.subcommunityBDA Museupt_PT
dc.referencesDesenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposiçãopt_PT
dc.eventDesenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002pt_PT
Appears in Collections:BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2097.jpg9.13 kBJPEGThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.