Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/32095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFranco, Battistapt_PT
dc.coverage.spatialItalianapt_PT
dc.coverage.temporalSéc. 16pt_PT
dc.date.accessioned2012-06-19T10:44:00Z-
dc.date.available2012-06-19T10:44:00Z-
dc.date.issued1546 - 1550pt_PT
dc.identifier99.Des.1178pt_PT
dc.identifier.otherGabinete Desenho - gaveta 17pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/32095-
dc.descriptionEste desenho parece estar relacionado com uma composição do Rapto de Helena para a decoração dos pratos de majólica do Duque de Urbino.pt_PT
dc.formatPena\Tinta castanha\vestígios de pedra negrapt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPedrapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.format.mediumRazoável - Desenho colado numa cartolina com moldura pintada a preto, que já esteve colada num suporte de madeira, como se pode verificar pelos vestígios de cola e de madeira nos cantos superiores do verso. A cartolina apresenta ainda vestígios de cola na frente, também nos cantos superiores e está mais amarelecida na zona onde o desenho está colado. O desenho, cujo suporte é um papel acastanhado, tem algumas manchas que resultam do envelhecimento da cola e, pontualmente, é visível a oxidação de partículas ferruginosas.pt_PT
dc.rightsSem restrições de acessopt_PT
dc.subjectDesenho\Mestres\Antigospt_PT
dc.titleSoldado detendo uma mulher em fuga: estudo(?) para um "Rapto de Helena"pt_PT
dc.typeDesenhopt_PT
dc.rights.holderFaculdade de Belas Artes Universidade do Portopt_PT
dc.collectionDesenhos de Mestres Antigospt_PT
dc.provenanceDe acordo com Vasari (ed. Milanesi 1878-85, VI, pp. 582 ss), Franco foi encarregado por Guidobaldo II, Duque de Urbino, de elaborar motivos para majólica, depois da sua tentativa frustrada de decoração da abóboda do coro da Catedral de Urbino com um fresco em grande escala da Coração da Virgem. o Duque concluiu, provavelmente com acerto, que o estilo meticuloso, embora elegante, de Franco se adequava melhor a uma escala mais pequena. (...) A actividade de Franco como desenhador para majólica pode datar-se entre o Verão de 1546, altura em que a sua decoração da catedral estava quase terminada, e c. 1550, quando parece ter regressado a Roma. O presente desenho parece estar relacionado com uma composição do Rapto de Helena para a decoração de um desses pratos de majólica, concebida por Franco c. 1550, de que chegou até nós um exemplar, da oficina de Orazio Fontana (c. 1510-76), conservado em Urbino (Clifford e Mallet 1976, fig. 43). Na majólica final, a composição é abordada do mar para terra, com Páris e Helena à beir-mar, ao centro, perseguidos por soldados gregos que saem de um palácio, e dois barcos trioanos ancorados de cada lado da costa. O prato pertence a um conjunto que representa cenas da Guerra de Tróia para o qual Franco produziu pelo menos outros 20 desenhos (v. Clifford e Mallet 1976, passim) (Turner, 200, pp. 38-39)pt_PT
dc.textScola di Raphaellept_PT
dc.text42pt_PT
dc.textN.º 16pt_PT
dc.text112 x 112pt_PT
dc.textS inscrito num círculo dentadopt_PT
dc.textEscola de Belas Artes do Portopt_PT
dc.subcommunityBDA Museupt_PT
dc.referencesDesenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposiçãopt_PT
dc.eventDesenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002pt_PT
Appears in Collections:BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1712.jpg4.57 kBJPEGThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.