Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/32095
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Franco, Battista | pt_PT |
dc.coverage.spatial | Italiana | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 16 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T10:44:00Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T10:44:00Z | - |
dc.date.issued | 1546 - 1550 | pt_PT |
dc.identifier | 99.Des.1178 | pt_PT |
dc.identifier.other | Gabinete Desenho - gaveta 17 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32095 | - |
dc.description | Este desenho parece estar relacionado com uma composição do Rapto de Helena para a decoração dos pratos de majólica do Duque de Urbino. | pt_PT |
dc.format | Pena\Tinta castanha\vestígios de pedra negra | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Pedra | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format.medium | Razoável - Desenho colado numa cartolina com moldura pintada a preto, que já esteve colada num suporte de madeira, como se pode verificar pelos vestígios de cola e de madeira nos cantos superiores do verso. A cartolina apresenta ainda vestígios de cola na frente, também nos cantos superiores e está mais amarelecida na zona onde o desenho está colado. O desenho, cujo suporte é um papel acastanhado, tem algumas manchas que resultam do envelhecimento da cola e, pontualmente, é visível a oxidação de partículas ferruginosas. | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.subject | Desenho\Mestres\Antigos | pt_PT |
dc.title | Soldado detendo uma mulher em fuga: estudo(?) para um "Rapto de Helena" | pt_PT |
dc.type | Desenho | pt_PT |
dc.rights.holder | Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto | pt_PT |
dc.collection | Desenhos de Mestres Antigos | pt_PT |
dc.provenance | De acordo com Vasari (ed. Milanesi 1878-85, VI, pp. 582 ss), Franco foi encarregado por Guidobaldo II, Duque de Urbino, de elaborar motivos para majólica, depois da sua tentativa frustrada de decoração da abóboda do coro da Catedral de Urbino com um fresco em grande escala da Coração da Virgem. o Duque concluiu, provavelmente com acerto, que o estilo meticuloso, embora elegante, de Franco se adequava melhor a uma escala mais pequena. (...) A actividade de Franco como desenhador para majólica pode datar-se entre o Verão de 1546, altura em que a sua decoração da catedral estava quase terminada, e c. 1550, quando parece ter regressado a Roma. O presente desenho parece estar relacionado com uma composição do Rapto de Helena para a decoração de um desses pratos de majólica, concebida por Franco c. 1550, de que chegou até nós um exemplar, da oficina de Orazio Fontana (c. 1510-76), conservado em Urbino (Clifford e Mallet 1976, fig. 43). Na majólica final, a composição é abordada do mar para terra, com Páris e Helena à beir-mar, ao centro, perseguidos por soldados gregos que saem de um palácio, e dois barcos trioanos ancorados de cada lado da costa. O prato pertence a um conjunto que representa cenas da Guerra de Tróia para o qual Franco produziu pelo menos outros 20 desenhos (v. Clifford e Mallet 1976, passim) (Turner, 200, pp. 38-39) | pt_PT |
dc.text | Scola di Raphaelle | pt_PT |
dc.text | 42 | pt_PT |
dc.text | N.º 16 | pt_PT |
dc.text | 112 x 112 | pt_PT |
dc.text | S inscrito num círculo dentado | pt_PT |
dc.text | Escola de Belas Artes do Porto | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.references | Desenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposição | pt_PT |
dc.event | Desenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002 | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.