Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/32063
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVinci, Leonardo dapt_PT
dc.coverage.spatialItalianapt_PT
dc.coverage.temporalSéc. 15pt_PT
dc.date.accessioned2012-06-19T10:43:52Z-
dc.date.available2012-06-19T10:43:52Z-
dc.date.issued1483pt_PT
dc.identifier99.Des.1174pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/32063-
dc.descriptionEstudo de uma mulher a lavar os pés de uma criança. A mulher está sentada, virada para o lado esquerdo (do observador), com as pernas estendidas e a criança sentada no seu colo. O braço direito da mulher segura a criança pelo peito e o braço esquerdo está estendido até à bacia, onde a criança tem os pés. A mulher tem o tronco ligeiramente flectido para a frente e a criança para o lado esquerdo (do observador) como que com a cabeça encostada ao queixo da mulher. Na parte inferior, do lado esquerdo (do observador), está o estudo das nádegas da criança. O desenho está colado numa cartolina, com moldura pintada a preto e verde claro, e com tiras de papel dourado coladas, montagem feita pelo coleccionador Commendattore Vittorio Genevosio (Gelozzi ou Gelosi), cuja marca se encontar no canto inferior direito, do desenho.pt_PT
dc.formatPena\Tinta castanha\Aguada castanha\sobre lápis negropt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatLápispt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatTintapt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.formatPapelpt_PT
dc.format.mediumBompt_PT
dc.rightsSem restrições de acessopt_PT
dc.subjectDesenho\Mestres\Antigospt_PT
dc.titleRapariga lavando os pés a uma criança; Estudo separado das nádegas da criançapt_PT
dc.typeDesenhopt_PT
dc.rights.holderFaculdade de Belas Artes Universidade do Portopt_PT
dc.collectionDesenhos de Mestres Antigospt_PT
dc.provenance"A primeira atribuição foi sugerida por Philip Pouncey em 1965, a aprtir de uma fotografia, e confirmada em 1977, quando Pouncey examinou o original do desenho, no Porto; Pouncey deu a conhecer a sua descoberta no ano seguinte, num pequeno artigo publicado na revista Apollo. Tendo em conta a estreita relação estilística entre o desenho do Porto e um grupo de desenhos para uma composição da Virgem e o Menino com o Gato existente no British Museum, (...) Pouncey considerava que o desenho recém-descoberto deveria datar de c. 1480, ano em que o artista vivia ainda em Florença. (...) Numa série de escritos subsequentes (referidos em 1997, p.ç 5), Carlo Pedretti sugeriu que tanto o desenho do Porto como os desenhos com ele relacionados do British Museum datam de c. 1843, pouco depois da transferência de Leonardo para Milão. (...) Pedretti também comparou a técnica e a temática do desenho do Porto com o Estudo de uma criança nua nos braços de uma mulher, a pena e aguada, da Royarl Collection, Windsor castle, no verso do qual existe uma lista semelhante de palavras." Tuner, 2000, pp. 20-21pt_PT
dc.textIlegívelpt_PT
dc.textRafaelino da Regiopt_PT
dc.textCG, inscritos num círculopt_PT
dc.textEscola de Belas Artes do Portopt_PT
dc.subcommunityBDA Museupt_PT
dc.referencesDesenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposiçãopt_PT
dc.eventDesenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002pt_PT
Appears in Collections:BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2027.jpg30.88 kBJPEGThumbnail
View/Open
3755.jpg5.57 kBJPEGThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.