Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/32063
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vinci, Leonardo da | pt_PT |
dc.coverage.spatial | Italiana | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 15 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T10:43:52Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T10:43:52Z | - |
dc.date.issued | 1483 | pt_PT |
dc.identifier | 99.Des.1174 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32063 | - |
dc.description | Estudo de uma mulher a lavar os pés de uma criança. A mulher está sentada, virada para o lado esquerdo (do observador), com as pernas estendidas e a criança sentada no seu colo. O braço direito da mulher segura a criança pelo peito e o braço esquerdo está estendido até à bacia, onde a criança tem os pés. A mulher tem o tronco ligeiramente flectido para a frente e a criança para o lado esquerdo (do observador) como que com a cabeça encostada ao queixo da mulher. Na parte inferior, do lado esquerdo (do observador), está o estudo das nádegas da criança. O desenho está colado numa cartolina, com moldura pintada a preto e verde claro, e com tiras de papel dourado coladas, montagem feita pelo coleccionador Commendattore Vittorio Genevosio (Gelozzi ou Gelosi), cuja marca se encontar no canto inferior direito, do desenho. | pt_PT |
dc.format | Pena\Tinta castanha\Aguada castanha\sobre lápis negro | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Lápis | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format.medium | Bom | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.subject | Desenho\Mestres\Antigos | pt_PT |
dc.title | Rapariga lavando os pés a uma criança; Estudo separado das nádegas da criança | pt_PT |
dc.type | Desenho | pt_PT |
dc.rights.holder | Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto | pt_PT |
dc.collection | Desenhos de Mestres Antigos | pt_PT |
dc.provenance | "A primeira atribuição foi sugerida por Philip Pouncey em 1965, a aprtir de uma fotografia, e confirmada em 1977, quando Pouncey examinou o original do desenho, no Porto; Pouncey deu a conhecer a sua descoberta no ano seguinte, num pequeno artigo publicado na revista Apollo. Tendo em conta a estreita relação estilística entre o desenho do Porto e um grupo de desenhos para uma composição da Virgem e o Menino com o Gato existente no British Museum, (...) Pouncey considerava que o desenho recém-descoberto deveria datar de c. 1480, ano em que o artista vivia ainda em Florença. (...) Numa série de escritos subsequentes (referidos em 1997, p.ç 5), Carlo Pedretti sugeriu que tanto o desenho do Porto como os desenhos com ele relacionados do British Museum datam de c. 1843, pouco depois da transferência de Leonardo para Milão. (...) Pedretti também comparou a técnica e a temática do desenho do Porto com o Estudo de uma criança nua nos braços de uma mulher, a pena e aguada, da Royarl Collection, Windsor castle, no verso do qual existe uma lista semelhante de palavras." Tuner, 2000, pp. 20-21 | pt_PT |
dc.text | Ilegível | pt_PT |
dc.text | Rafaelino da Regio | pt_PT |
dc.text | CG, inscritos num círculo | pt_PT |
dc.text | Escola de Belas Artes do Porto | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.references | Desenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposição | pt_PT |
dc.event | Desenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002 | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2027.jpg | 30.88 kB | JPEG | View/Open | |
3755.jpg | 5.57 kB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.