Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/32055
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mola, Pier Francesco | pt_PT |
dc.coverage.spatial | Italiana | pt_PT |
dc.coverage.temporal | Séc. 17 | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-19T10:43:47Z | - |
dc.date.available | 2012-06-19T10:43:47Z | - |
dc.date.issued | 1660 | pt_PT |
dc.identifier | 99.Des.1191 | pt_PT |
dc.identifier.other | Gabinet Desenho - gaveta 18 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/32055 | - |
dc.description | Este tema, o Repouso na Fuga para o Egipto era um dos favoritos de Mola. A Virgem e o Menino estão ao centro do desenho, com S. José reclinado, à esquerda. Ao fundo, vislumbra-se uma montanha distante à esquerda, pode ver-se uma estrutura ou templo com colunas. Em primeiro plano, à direita, três anjos oferecem alimentos à Sagrada Família. Dois dos anjos estão ajoelhados no chão em frente ao Menino Jesus. | pt_PT |
dc.format | Pena\Tinta castanha\Aguada castanha | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format | Tinta | pt_PT |
dc.format | Papel | pt_PT |
dc.format.medium | Mau - O desenho está colado numa cartolina com moldura pintada a preto, que por sua vez já esteve colada num outro suporte, pois verifica-se a existência de vestígios de cola nos cantos superiores do verso. A cartolina está em bom estado, embora mais amarelecida na zona onde o desenho está colado, como se pode ver no verso. suporte do desenho apresenta várias fissuras, porque tinta corroeu o papel; pontualmente verifica-se a existência de partículas ferruginosas e de excrementos. O canto superior esquerdo já esteve rasgado, mas entretanto foi colado com fita cola pelo verso, mais tarde retirada, mas que acabou por deixar vestígios de cola. Tanto o desenho como a cartolina apresenta, ondulações na margem superior. | pt_PT |
dc.rights | Sem restrições de acesso | pt_PT |
dc.title | Repouso na Fuga para o Egipto | pt_PT |
dc.type | Desenho | pt_PT |
dc.collection | Desenhos de Mestres Antigos | pt_PT |
dc.provenance | "Tanto do ponto de vista do tratamento como do da técnica, este desenho parece típico da obra do pintor barroco romano Pier Francesco Mola, a quem é tradicionalmente atribuído. (...) O estilo desta folha sugere uma data à volta de 1660, já para o final da carreira do artista, altura em que os seus desenhos são mais fluentes e expressivos. O tema do Repouso na Fuga para o Egipto era um dos favoritos de Mola, que lhe dedicou uam série de desenhos e pinturas. O mais conhecido é talvez o quadro que se encontra no Hermitage, em S. Petersburgo (Lugano e Roma 1989-90, n.º I, 23). (...)" os desenhos de Mola, "costumam incluir um toque de espírito. no presente desenho, esse vestígio de humor encontra-se na cabeça do burro, à esquerda, por trás dos dois troncos de árvore. O contorno serpenteante do focinho e da orelha direita do animal representa o pêlo, e é o género de artífício visual que podemos encontrar hoje no desenho de caricaturas." Turner, 2000, pp. 122-123 | pt_PT |
dc.text | Letra S inscrita num círculo dentado. | pt_PT |
dc.text | Escola de Belas Artes do Porto | pt_PT |
dc.text | Mola | pt_PT |
dc.text | 29 | pt_PT |
dc.text | atribuido a Mola | pt_PT |
dc.text | N.º 77 173 x 144 | pt_PT |
dc.subcommunity | BDA Museu | pt_PT |
dc.references | Desenhos de Mestres Europeus em Colecções Portuguesas 520 Catálogo de exposição | pt_PT |
dc.event | Desenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas: Cambridge - Fitzwilliam museum 16 Maio 2000 - 13 Agosto 2000 | Lisboa - Centro Cultural de Belém 12 Outubro 2000 - 7 Janeiro 2001 | Porto - Museu Nacional Soares dos Reis 22 Novembro 2001 - 17 Fevereiro 2002 | pt_PT |
Appears in Collections: | BDAmus - Desenhos de Mestres Antigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
3776.jpg | 6.64 kB | JPEG | ![]() View/Open | |
2101.jpg | 5.68 kB | JPEG | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.