ADUP FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 1979- 3401 Community home page Display Statistics

 
Banner Comunidade Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto 

A Faculdade de Arquitetura, criada pelo Decreto-Lei n.º 498-F/79, de 21 de Dezembro, resulta da integração na Universidade do Porto do Curso de Arquitetura - 1ª Secção, da Escola Superior de Belas Artes.

O ensino ministrado pela FAUP remonta à Aula de Náutica e à Aula de Debuxo e Desenho, criadas em 1762 e 1779, respetivamente, e ambas absorvidas pela Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto, primeira instituição de ensino público na cidade, fundada em 1803. Em 1837, esta Academia deu origem à Academia Politécnica do Porto, instituição que constitui o antecedente mais próximo do ensino superior universitário na cidade e, por consequência, da Universidade do Porto.

Em 1836 foi criada a Academia Portuense de Belas Artes, dedicada a aulas de Pintura, Escultura e Arquitetura, que, a partir de 1839, anexou o Museu Portuense de Pinturas e Estampas, mais tarde Museu Soares dos Reis (1911). À Academia Portuense de Belas Artes sucedeu a Escola de Belas Artes do Porto, em 1881, posteriormente Escola Superior de Belas Artes do Porto na sequência de sucessivas reformas, entre as quais se destaca a de 1957, preconizada por Carlos Ramos.

Nomeada a Comissão Instaladora da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o projeto para as novas instalações foi adjudicado ao arquiteto Álvaro Siza Vieira em 1986. Após o restauro das casas da Quinta da Póvoa (1986) e a construção do Pavilhão Carlos Ramos (1987), o novo edifício foi inaugurado em 1997.

Ao longo de mais de 200 anos foram muitos os diplomados que fizeram carreira e se distinguiram na área da Arquitetura e do Urbanismo, com obra construída e publicada nacional e internacionalmente. Estes estudantes fizeram da Escola uma instituição reconhecida em todo o mundo pelo ensino que ministra e pelos métodos pedagógicos que implementa.

Browse