ADUP FCUP - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 1911- 175 Community home page Display Statistics

 
Banner associado à sub-comunidade Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 
Fonte: FCUP - Galeria de imagens

Com a criação da U.Porto, em 1911, a Academia Politécnica do Porto foi desmembrada e parcialmente integrada na nova Faculdade de Ciências - secções de Ciências Matemáticas, Ciências Físico-Químicas e Ciências Histórico-Naturais. A matriz organizacional desta Faculdade era comum às das suas congéneres portuguesas, embora apresentando a especificidade de ser também uma Escola de Engenharia pelo facto de ter anexos os cursos especiais de engenharia civil, professados na Academia Politécnica. Pelo Decreto n.º 226 de 30 de Junho de 1914 foram fixados os estabelecimentos anexos à Faculdade de Ciências, que eram os seguintes: laboratório de física, museu e laboratório de mineralogia e geologia, jardim, museu e laboratório de botânica, e museu, laboratório e estação de zoologia marítima.

A Faculdade de Ciências teve as suas primeiras instalações no edifício que pertencera à Academia Politécnica do Porto e, antes desta, à Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto (1803-1837). Este edifício, sede atual da U.Porto, localiza-se na Praça de Gomes Teixeira, designação atribuída em homenagem ao 1º Reitor da Universidade do Porto, e que teve diversas designações ao longo dos tempos - Praça dos Voluntários da Rainha, por exemplo, assim era o seu nome dois anos antes do nascimento da Academia Politécnica, e Praça da Universidade até 1937, ano em que a Academia Politécnica comemorou o 1.º centenário da sua fundação.

A insuficiência de espaço para acomodar a Faculdade de Ciências no edifício histórico da Universidade e a impossibilidade de ampliação das instalações em pleno centro urbano conduziu à transferência da FCUP para o polo 3 da U.Porto, no Campo Alegre. As novas instalações foram projetadas pelo arquiteto José Carlos Loureiro. A transferência iniciou-se durante o ano-letivo de 1996-97, com a mudança dos departamentos de Física e de Química.
Em 2002 foi a vez dos departamentos de Matemática Pura e Matemática Aplicada. No edifício dos Leões permaneceram o Museu de História Natural, o Museu de Ciência e o Fundo Antigo da FCUP.

Browse

Collections in this community