ADUP APP - Academia Politécnica do Porto, 1837-1911 120 Community home page Display Statistics

 
Banner Academia Politécnica do Porto 

Reformando por completo o ensino ministrado pela Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto (1803-1837), o Decreto de 13 de janeiro de 1837 criou a Academia Politécnica do Porto tendo "por fim especial o ensino das "sciencias industriaes" e a formação de "1.º engenheiros civis de todas as classes, taes como engenheiros de minas, constructores, e de pontes e estradas; 2.º, officiaes de marinha; 3.º, pilotos; 4.°, commerciantes; 5.°, agricultores; 6.°, directores de fabricas; 7.°, artistas." (artigo 155º). A Academia foi inaugurada a 5 de março de 1837 e o seu 1.º diretor foi o pintor João Baptista Ribeiro.
Os primeiros professores eram lentes da Universidade de Coimbra, situação que apenas se alterou quando antigos estudantes ascenderam à categoria de lentes.

O Decreto de 8 de Outubro de 1897 teve grande impacto ao suprimir a 17ª cadeira (Comércio), substituindo-a por uma de tecnologia industrial com o objetivo de acentuar a vertente de instituto superior técnico da Academia Politécnica. O Conselho Académico já tinha aprovado em 1882 um projeto de fusão da Academia com o Instituto Industrial do Porto, tendo em vista a criação de um estabelecimento de ensino superior técnico denominado Instituto Politécnico do Porto.

Desde 1837 que, para apoiar as aulas, a lei previa a existência de estabelecimentos anexos, para além dos que tinham transitado da Academia de Marinha e Comércio e de que é exemplo o Observatório Astronómico. Porém, a escassez de recursos financeiros apenas permitiu colocar em funcionamento um laboratório. Os restantes estabelecimentos foram surgindo aos poucos e em condições difíceis.

Em 1911, a Academia Politécnica foi desmembrada e parcialmente integrada na nova Faculdade de Ciências - secções de Ciências Matemáticas, Ciências Físico-Químicas e Ciências Histórico-Naturais. As cadeiras que, na Academia, tinham correspondido aos cursos de Engenharia, foram declaradas anexas a esta Faculdade e vieram a constituir, em 1915, a Faculdade Técnica, a qual, por sua vez, em 1926, deu origem à Faculdade de Engenharia.

As imagens que se encontram online apresentam uma resolução inferior àquela com que foram digitalizados os documentos. Qualquer utilizador, devidamente identificado, poderá solicitar uma cópia com maior resolução. Para este efeito, bem como para esclarecer qualquer aspeto menos claro, deverá enviar uma mensagem de correio eletrónico para documentacao.informacao@uporto.pt.

Browse

Collections in this community

ADUP APP - Livros de correspondência expedida do Laboratório Químico da Academia Politécnica do Porto [1885-1911] 2

Livros onde se registavam as cópias da correspondência expedida pelo Laboratório Químico da Academia Politécnica do Porto nos anos de 1885 a 1911. Apensos ao segundo livro encontram-se alguns documentos soltos incluindo não só correspondência expedida mas também recebida pelo Laboratório Químico.