Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/1235
Author(s): Sub-secção Secretaria, 1836-1911
Sub-sub-secção Alunos e Pensionistas
Title: António Teixeira Carneiro Júnior
Issue Date: 1885-1896
Description: Nível: Documento/Processo
Provenance: História biográfica: CARNEIRO (ANTÓNIO) (ANTÓNIO TEIXEIRA CARNEIRO JÚNIOR) NOTÁVEL PINTOR DOS SÉCULOS XIX E XX (1872-1930), discípulo de João Correia, Marques de Oliveira, Jean-Paul Laurens e Benjamin Constant, natural de Amarante. Impôs-se sobretudo por seu espiritualismo e por sua nobre sensibilidade, afirmando-se verdadeiro retratista de almas. O seu primeiro triunfo, alcançou-o na Exposição Universal de Paris em 1900, com o tríptico «A Vida», cujo alto simbolismo denota superior execução plástica, graças ao movimento da composição e à riqueza da matéria. Desenhador penetrante e subtil, deu-nos admiráveis retratos psicológicos com extraordinária simplicidade de processos, sacrificando corajosamente os pormenores às linhas essenciais. Em todos eles - óleos, sanguíneas e carvões - se afirma superior intérprete da figura humana, captando-lhe a personalidade profunda, os segredos recônditos, através de notações agudíssimas dos caracteres fisionómicos, e imprimindo às imagens assim obtidas beleza imaterial, grave e enternecida. Então as suas figuras infantis, de olhos translúcidos e de prodigiosa mobilidade de expressão, cativam-nos por seu encanto e por seu frescor. Notáveis os retratos de intelectuais e artistas do seu tempo, entre os quais sobressai o do escultor Teixeira Lopes, exposto na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em 1903. Também se abalançou às vastas composições, que valem pela firmeza da urdidura e pela harmonia e sobriedade do cromatismo, como «Batalha de Montijo» na Sala da Restauração do Museu Militar e sobretudo «Camões lendo 'Os Lusíadas' aos monges dominicanos», obra cheia de dignidade em sua emoção contida e em sua ardente poesia, que obteve grande êxito quando exposta em 1929 no Brasil, onde ficou. Excelente o quadro histórico «Entrega de Évora». António Carneiro foi ainda emotivo pintor religioso, que sentia e entendia como poucos o ambiente recolhido do interior das igrejas, de luz tamisada, onde brilham oiros velhos, e se murmuram preces: as naves dos seus templos recolhidos e silenciosos traduzem bem à paz das almas que se refugiam no seio de Deus. No Museu de Arte Contemporânea, está o seu quadro «Companheiros», em que se recortam os vultos afilados de dois galgos, e também alguns desenhos; no Museu Nacional Soares dos Reis, «Retrato de Junqueiro» e, «Auto-retrato»; no Museu Grão Vasco, em Viseu, o belo «Interior da Igreja de S. Francisco» (Porto); no Museu- Biblioteca Almeida Moreira, também em Viseu, o painel «S. João no deserto»; na Igreja da Misericórdia, no Porto, os painéis «Ecce Homo» e «S. João»; na Confraria do Bonfim, também no Porto, alguns retratos. Obteve as seguintes recompensas: medalha de bronze na Exposição Universal de Paris, em 1900; medalhas de prata nas Exposições Internacionais de S. Luís (E.U.A.) e de Barcelona; medalha de honra na Sociedade Nacional de Belas-Artes. São pouco conhecidas as suas aguarelas manchadas com largueza, de extraordinária transparência e fluidez de tintas, que, por vezes, lembram as de Turner, como diz com justeza Joaquim Lopes. Tanto elas como os desenhos e as águas-tintas mereceram rasgados elogios ao célebre crítico francês Louis Gillet. Também foi requintado e culto ilustrador. Este grande artista, animado sempre por um nobre ideal, havendo sofrido na juventude o influxo de Leonardo da Vinci e de Puvis de Chavannes - o iluminado intérprete do sobrenatural e o restaurador da frescura e singeleza dos primitivos - singularizou-se entre os maiores pintores portugueses do seu tempo pela pura chama que arde em suas obras, pela vida interior que nelas soube insuflar. Joaquim Lopes coloca ainda entre os seus mestres espirituais Rembrandt, Carriere e Rodin. Como professor de Desenho da Escola de Belas-Artes do Porto, exerceu fecunda acção educativa e formativa, lançando às mancheias a boa semente na leiva generosa da juventude.
Bibliografia - Pamplona, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores: portugueses ou que trabalharam em Portugal. 2ªed. Barcelos: Civilização Editora, 1987
Subject: Aluno--[Processo individual]--1837-1911
Academia Portuense de Belas Artes--[Processo individual]--1837-1911
Carneiro Júnior, António Teixeira, 1872-1930--[Processo individual]
Other Identifiers: PT/APBA/F1-4/02
Call Number: 288
Series: [Processos individuais de alunos]
Document Link: http://hdl.handle.net/10405/1236
Document Type: Processo individual aluno
Rights: Contém marca d'água
Acesso livre
Appears in Collections:BDArq - Processos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Processo_Carneiro_Junior.pdfcópia pública3.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Processo_Carneiro_Junior_privada.pdf
  Restricted Access
cópia privada4.08 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.