Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/1232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSecção Secretário, 1836-1911pt
dc.contributor.authorSub-secção Secretaria, 1836-1911pt
dc.contributor.authorSub-sub-secção Alunos e Pensionistaspt
dc.date.accessioned2010-07-15T19:16:19Z-
dc.date.available2010-07-15T19:16:19Z-
dc.date.issued1892-1903pt
dc.identifierPT/APBA/F1-4/02pt
dc.identifier.other288pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/1232-
dc.descriptionNível: Documento/Processopt
dc.format40 liv.; 50 mçs. (12 docs.)pt
dc.format.mediumBom estado de conservaçãopt
dc.language.isoporpt
dc.relation.ispartofseries[Processos individuais de alunos]pt
dc.relation.urihttp://hdl.handle.net/10405/1236pt
dc.rightsContém marca d'águapt
dc.rightsAcesso livrept
dc.subjectAluno--[Processo individual]--1837-1911pt
dc.subjectAcademia Portuense de Belas Artes--[Processo individual]--1837-1911pt
dc.subjectMagalhães, Acácio Lino de, 1878-1956--[Processo individual]pt
dc.titleAcácio Lino de Magalhãespt
dc.typeProcesso individual alunopt
dc.provenanceHistória biográfica: ACÁCIO LINO (ACÁCIO LINO DE MAGALHÃES) - PINTOR CONTEMPORÂNEO, nascido em 1878, em Travanca, distrito do Porto, e falecido em 1956. Discípulo de Marques de Oliveira na Escola de Belas-Artes do Porto, onde depois foi professor, e de Jean-Paul Laurens e F. Cormon em Paris. Medalha de honra em pintura na Sociedade Nacional de Belas-Artes e medalha de oiro da Câmara Municipal do Porto. Distinguiu-se como paisagista, graças ao seu intenso e pujante colorido. Também se afirmou saboroso intérprete dos tipos rústicos e excelente animalista. Cultivou as vastas composições históricas, por vezes um tanto artificiosas, mas feitas com probidade, algumas delas de inspiração camoniana, como: «Camões junto do túmulo de Natércia», 1904 (Museu Nacional de Soares dos Reis), «As ninfas na Ilha dos Amores», 1907 (id.) e ainda «Visão de epopeia», 1940, e «Adamastor», 1940. Entre as restantes, salientam-se: «Orgulho de raça», inspirado numa cena famosa da peça «Leonor Teles», de Marcelino de Mesquita; «O grande desvairo», cena culminante do drama de amor e morte de D. Pedro I e D. Inês de Castro; dois painéis decorativos do Museu Militar, em Lisboa - «D. Duarte de Meneses defendendo a retirada de D. Afonso V» e «Infante Santo»; três outros na Sala do Império, no Palácio de S. Bento - «A batalha de S. Mamede», «A Restauração de 1640» e «O Marquês de Pombal e a reconstrução de Lisboa», executados entre 1921 e 1923; e ainda «João das Regras» na Câmara Municipal do Porto e «D. Hugo I, bispo do Porto», ambos excelentes pelo rigor histórico e pela justeza do ambiente. Pintou, de colaboração, o tecto do Teatro de S. João, no Porto. Executou também, em 1944, o quadro «Inês de Castro no Jardim».pt
dc.provenanceBibliografia - Pamplona, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores: portugueses ou que trabalharam em Portugal. 2ªed. Barcelos: Civilização Editora, 1987pt
Appears in Collections:BDArq - Processos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Processo_Acacio_Lino.pdfcópia pública3.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Processo_Acacio_Lino_privada.pdf
  Restricted Access
cópia privada3.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.