Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10405/1232
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Secção Secretário, 1836-1911 | pt |
dc.contributor.author | Sub-secção Secretaria, 1836-1911 | pt |
dc.contributor.author | Sub-sub-secção Alunos e Pensionistas | pt |
dc.date.accessioned | 2010-07-15T19:16:19Z | - |
dc.date.available | 2010-07-15T19:16:19Z | - |
dc.date.issued | 1892-1903 | pt |
dc.identifier | PT/APBA/F1-4/02 | pt |
dc.identifier.other | 288 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10405/1232 | - |
dc.description | Nível: Documento/Processo | pt |
dc.format | 40 liv.; 50 mçs. (12 docs.) | pt |
dc.format.medium | Bom estado de conservação | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.relation.ispartofseries | [Processos individuais de alunos] | pt |
dc.relation.uri | http://hdl.handle.net/10405/1236 | pt |
dc.rights | Contém marca d'água | pt |
dc.rights | Acesso livre | pt |
dc.subject | Aluno--[Processo individual]--1837-1911 | pt |
dc.subject | Academia Portuense de Belas Artes--[Processo individual]--1837-1911 | pt |
dc.subject | Magalhães, Acácio Lino de, 1878-1956--[Processo individual] | pt |
dc.title | Acácio Lino de Magalhães | pt |
dc.type | Processo individual aluno | pt |
dc.provenance | História biográfica: ACÁCIO LINO (ACÁCIO LINO DE MAGALHÃES) - PINTOR CONTEMPORÂNEO, nascido em 1878, em Travanca, distrito do Porto, e falecido em 1956. Discípulo de Marques de Oliveira na Escola de Belas-Artes do Porto, onde depois foi professor, e de Jean-Paul Laurens e F. Cormon em Paris. Medalha de honra em pintura na Sociedade Nacional de Belas-Artes e medalha de oiro da Câmara Municipal do Porto. Distinguiu-se como paisagista, graças ao seu intenso e pujante colorido. Também se afirmou saboroso intérprete dos tipos rústicos e excelente animalista. Cultivou as vastas composições históricas, por vezes um tanto artificiosas, mas feitas com probidade, algumas delas de inspiração camoniana, como: «Camões junto do túmulo de Natércia», 1904 (Museu Nacional de Soares dos Reis), «As ninfas na Ilha dos Amores», 1907 (id.) e ainda «Visão de epopeia», 1940, e «Adamastor», 1940. Entre as restantes, salientam-se: «Orgulho de raça», inspirado numa cena famosa da peça «Leonor Teles», de Marcelino de Mesquita; «O grande desvairo», cena culminante do drama de amor e morte de D. Pedro I e D. Inês de Castro; dois painéis decorativos do Museu Militar, em Lisboa - «D. Duarte de Meneses defendendo a retirada de D. Afonso V» e «Infante Santo»; três outros na Sala do Império, no Palácio de S. Bento - «A batalha de S. Mamede», «A Restauração de 1640» e «O Marquês de Pombal e a reconstrução de Lisboa», executados entre 1921 e 1923; e ainda «João das Regras» na Câmara Municipal do Porto e «D. Hugo I, bispo do Porto», ambos excelentes pelo rigor histórico e pela justeza do ambiente. Pintou, de colaboração, o tecto do Teatro de S. João, no Porto. Executou também, em 1944, o quadro «Inês de Castro no Jardim». | pt |
dc.provenance | Bibliografia - Pamplona, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores: portugueses ou que trabalharam em Portugal. 2ªed. Barcelos: Civilização Editora, 1987 | pt |
Appears in Collections: | BDArq - Processos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Processo_Acacio_Lino.pdf | cópia pública | 3.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Processo_Acacio_Lino_privada.pdf Restricted Access | cópia privada | 3.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.