Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/1224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSecção Secretário, 1836-1911pt
dc.contributor.authorSub-secção Secretaria, 1836-1911pt
dc.contributor.authorSub-sub-secção Alunos e Pensionistaspt
dc.date.accessioned2010-07-15T19:15:44Z-
dc.date.available2010-07-15T19:15:44Z-
dc.date.issued1876-1898pt
dc.identifierPT/APBA/F1-4/02pt
dc.identifier.other288pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/1224-
dc.descriptionNível: Documento/Processopt
dc.format40 liv.; 50 mçs (8 docs.)pt
dc.format.mediumBom estado de conservaçãopt
dc.language.isoporpt
dc.relation.ispartofseries[Processos individuais de alunos]pt
dc.relation.urihttp://hdl.handle.net/10405/1236pt
dc.rightsContém marca d'águapt
dc.rightsAcesso livrept
dc.subjectAluno--[Processo individual]--1837-1911pt
dc.subjectAcademia Portuense de Belas Artes--[Processo individual]--1837-1911pt
dc.subjectSousa, Maria Aurélia Martins de, 1866-1922--[Processo individual]pt
dc.titleMaria Aurélia Martins de Sousapt
dc.typeProcesso individual alunopt
dc.provenanceHistória biográfica: Pintora dos séculos XIX e XX (1865-1922), nascida em Valparaiso (Chile) de pais portugueses, discípula, no Porto, de Caetano da Costa Lima e de Marques de Oliveira e, em Paris, de Jean-Paul Laurens Benjamin Constant. Percorreu a França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália e Espanha. Distinguiu-se pelo vigor e liberdade do seu processo pictórico. Tem obras em que aflora a sua sensibilidade feminina, como “Cena familiar” (Museu Nacional Soares dos Reis), com expressivas imagens de crianças, de rara penetração e ternura, a par de outras de energia máscula e de estilo severo, quase seco, como o “Auto-retrato” (Museu Nacional Soares dos Reis). No Porto, viveu na Quinta da China, sobranceira ao estuário do Douro, que lhe inspirou trechos paisagísticos cheios de poesia, como “Rio Douro – Areinho”. Cultivou a pintura religiosa com delicadeza e emoção como o atesta o seu “Santo – António”, de expressão de êxtase. Também se lhe devem elegantes trechos de jardim, de que há um espécime excelente no Museu do Porto. OUTRAS OBRAS: Col. Visconde de Vilarinho de S. Romão, Porto “Retrato da Viscondessa de Vilarinho de S. Romão”, “Mulher portuguesa” e “Avezinha morta”.pt
dc.provenanceBibliografia - Pamplona, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores : portugueses ou que trabalharam em Portugal. 2ªed. Barcelos : Civilização Editora, 1987pt
Appears in Collections:BDArq - Processos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Processo_Aurelia.pdfcópia pública2.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Processo_Aurelia_Sousa_privada.pdf
  Restricted Access
cópia privada1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.