Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10405/1223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSecção Secretário, 1836-1911pt
dc.contributor.authorSub-secção Secretaria, 1836-1911pt
dc.contributor.authorSub-sub-secção Alunos e Pensionistaspt
dc.date.accessioned2010-07-15T19:15:43Z-
dc.date.available2010-07-15T19:15:43Z-
dc.date.issued1864-1872pt
dc.identifierPT/APBA/F1-4/02pt
dc.identifier.other288pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10405/1223-
dc.descriptionNível: Documento/Processopt
dc.format40 liv.; 50 mçs. (11 docs.)pt
dc.format.mediumBom estado de conservaçãopt
dc.language.isoporpt
dc.relation.ispartofseries[Processos individuais de alunos]pt
dc.relation.urihttp://hdl.handle.net/10405/1236pt
dc.rightsContém marca d'águapt
dc.rightsAcesso livrept
dc.subjectAcademia Portuense de Belas Artes--[Processo individual]--1837-1911pt
dc.subjectAluno--[Processo individual]--1837-1911pt
dc.subjectOliveira, João Marques da Silva, 1853-1927--[Processo individual]pt
dc.titleJoão Marques da Silva Oliveirapt
dc.typeProcesso individual alunopt
dc.provenanceHistória biográfica: MARQUES DE OLIVEIRA (JOÃO MARQUES DA SILVA OLIVEIRA) – NOTÁVEL PINTOR PORTUENSE DOS SÉCULOS XIX E XX (1853-1927), discípulo. de João António Correia, António José da Costa e, em Paris, de Yvon e Cabanel. Companheiro de Silva Porto nos bancos da Academia Portuense de Belas-Artes, foi-o também, como pensionista do Estado, em Paris, no prosseguimento de estudos nas oficinas dos mestres consagrados, e foi-o ainda nas peregrinações artísticas pela Bélgica, Holanda, Inglaterra e Itália. Ambos tiveram destinos semelhantes: enquanto Silva Porto introduzia o naturalismo e o ar-livrismo em Lisboa e no Sul, Marques de Oliveira fazia o mesmo no Porto e no Norte. Ainda em Paris, despertou a atenção de Cabanel por seu tipo moreno, por seus cabelos negros, por seus olhos fundos e langorosos de árabe - e o grande artista escolheu-o para modelo do seu quadro de tema oriental «Thamar», alcunha por que se tornou depois conhecido entre os seus camaradas de boémia em Montparnasse e em Montmartre. Nomeado em 1881, professor da Academia Portuense de Belas-Artes, de que seria depois longos anos director, Marques de Oliveira exerceu funda influência sobre os jovens pintores daquele tempo. Entretanto, o seu amor do ar-livre, o seu naturalismo intenso e audacioso iam-se tingindo de suave lirismo ao contacto da luz cariciosa e da graça enternecida do torrão natal, sem nada perderem da sua intenção renovadora. (ler mais em:..)pt
dc.provenanceBibliografia - Pamplona, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores: portugueses ou que trabalharam em Portugal. 2ªed. Barcelos: Civilização Editora, 1987pt
Appears in Collections:BDArq - Processos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Processo_Marques_Oliveira.pdfcópia pública2.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Processo_Marques_Oliveira_privada.pdf
  Restricted Access
cópia privada2.16 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.